Egressa de Engenharia Elétrica conquista vaga em Pós-Graduação da USP

Renata Ortiz Silva irá pesquisar sobre a eficiência energética com o propósito de criar melhorias para a sociedade

A egressa de 2020 do curso de Engenharia Elétrica do UNISAGRADO, Renata Ortiz Silva, conquistou a aprovação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Silva pretende ingressar na carreira acadêmica e irá aprofundar seus conhecimentos acerca do tema da eficiência energética e a relação entre tecnologia e sustentabilidade.

O pré-projeto de pesquisa apresentado por Silva na primeira etapa do processo seletivo abordou o tema da eficiência energética e foi criado com base em uma das Iniciações Científicas que ela desenvolveu durante a graduação, o qual foi estudado também no trabalho de conclusão de curso (TCC) e será abordado no Programa de Mestrado focando na utilização de resíduos sólidos e análise do setor elétrico residencial com o objetivo de criar melhorias. "A preocupação com temas sociais sempre me despertou a vontade de relacionar meu curso às ações de melhorias que pudessem fazer a diferença na sociedade. Por isso, decidi trabalhar com tecnologia e inovação, educação ambiental e o acesso à energia limpa e acessível para comunidade de baixa renda.", conta.

A engenheira destaca que já possuía vontade de seguir a carreira de docente e que o contato com a educação que ela mantinha por conta de seu trabalho a motivou, "sempre tive interesse na área acadêmica e meu trabalho na área educacional me ajudou a definir se isso seria realmente meu sonho e minha vocação. Além disso, fui muito incentivada pelos meus professores, em especial o Dr. Danilo Sinkiti Gastaldello, que foi meu orientador no TCC e me ajudou nesse momento." expõe.

Para a egressa, o envolvimento com as atividades oferecidas pela Instituição é fundamental para vivenciar integralmente o curso, em todos os âmbitos, ensino, pesquisa e extensão, e que isso faz a diferença na formação do estudante. "Dizer para focar nas oportunidades que você pode desenvolver no período acadêmico, é clichê, mas seus anos ali são fundamentais para sua evolução. Então, aproveite intensamente, mas saiba dosar, porque também é importante viver essa fase e fazer amigos, pois eles farão parte do seu processo de crescimento.", aconselha.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10996-egressa-de-engenharia-eletrica-conquista-vag.html
Tags: UNISAGRADO, Engenharia Elétrica, Egressa, Engenheira, Conquista