Curso de Fisioterapia realiza atendimentos em pacientes com sequelas da COVID-19

Avaliações e tratamentos foram conduzidos na clínica de Fisioterapia do UNISAGRADO. Agendamentos para 2021 iniciam em 25 de janeiro

O UNISAGRADO através do curso de graduação em Fisioterapia realizou no final do ano de 2020 atendimentos de pacientes em recuperação da COVID-19. As consultas são possibilitadas através dos Estágios Supervisionados em Cardiorrespiratória e Atenção Básica realizados pelos estudantes do 5º ano do curso. Os atendimentos abrangem a avaliação cardiorrespiratória e funcional até o acompanhamento fisioterapêutico e têm o objetivo de proporcionar ao paciente a retomada da condição física prévia ao adoecimento, melhorando a qualidade de vida.

Durante todo o ano, milhares de pessoas da cidade de Bauru e região são atendidas gratuitamente na Clínica de Fisioterapia do UNISAGRADO, entretanto no ano de 2020 por conta da pandemia da COVID-19 foi necessária a suspensão temporária. Com a flexibilização do isolamento social e o retorno das atividades práticas para os cursos da saúde, o serviço foi retomado e direcionado para a necessidade atual da reabilitação de pacientes pós COVID. "A princípio o atendimento foi iniciado a partir de uma demanda local identificada no município de Piratininga onde os estudantes do último ano de Fisioterapia realizam estágio supervisionado. A partir desta primeira experiência de atendimento, estamos nos organizando para assumir, no próximo ano, um maior número de pacientes com sequelas da doença também da cidade de Bauru, em nossa clínica", explica a docente do curso de Fisioterapia Me. Carolina Menezes Fiorelli.

O docente responsável pela avaliação dos pacientes, Dr. Bruno Martinelli explica como funcionam os procedimentos que inicia a partir do histórico pessoal, familiar e social. "São realizadas a anamnese, avaliação física pela inspeção e palpação e avaliação instrumental na qual são analisadas a força muscular global e respiratória e função cardiorrespiratória. A espirometria avalia os fluxos, volumes e capacidades pulmonares o que permite avaliação da função pulmonar. Os testes funcionais permitem avaliar a resposta cardiorrespiratória ao esforço físico, como também, predizer a condição física", esclarece.

Aprendizado prático para os estudantes

A iniciativa traz benefícios tanto para as pessoas atendidas como para os estudantes do curso que vivenciam a realidade da profissão. O graduando Leonardo Fonsati relata sua experiência. "Estamos percebendo na prática os malefícios que uma internação ou distúrbio respiratório acarreta na vida de uma pessoa, mas ao mesmo tempo está sendo gratificante avaliá-los e notar melhoras. É algo que levarei para a vida". Já a estudante Patricia Cristina Fachinetti destaca que os atendimentos ultrapassam a barreira da reabilitação física e contemplam a necessidade de humanização na saúde. "Entre meus pacientes, vejo que as alterações causadas por esse vírus, vão muito além do hospital resultando em um impacto crônico no dia a dia dessas pessoas. Enquanto estagiária também pude perceber que a atenção à saúde vai muito além da reabilitação, temos que nos preocupar com o paciente de uma forma multidimensional, entendendo como sua realidade familiar e social, afetam sua saúde", expõe.

Relato de paciente

Durante o atendimento, são utilizados protocolos referenciados e cada paciente recebe o laudo com a sua avaliação, treinamento dos exercícios mais adequados à sua condição e orientações para continuidade do tratamento em casa, caso desejar. Dentre os pacientes, está a Nadia Ferratto que é profissional da saúde atuante em unidade do Programa Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS) e que recebeu o positivo para COVID em 26 de setembro juntamente com o diagnóstico de fibrose pulmonar. "Fui assistida e avaliada pela equipe de Fisioterapia do UNISAGRADO que realizou um fantástico trabalho com empenho e dedicação, sempre muito educados e transmitindo esperança e tranquilidade durante os atendimentos. No início do tratamento eu fazia uso da bombinha Alenia três vezes ao dia, atualmente utilizo uma vez. Tudo tem caminhado bem, recebi inclusive elogios do meu Pneumologista.", conta.

Agendamentos para 2021

A partir do dia 25 de janeiro de 2021 as pessoas diagnosticadas com a COVID-19, após alta hospitalar e encaminhamento médico, podem se inscrever para a lista de espera de tratamento de 2021. O interessado deve telefonar para o número (14) 2107-7056 de segunda a sexta das 07h30 às 12h30 e passar os dados para cadastro na lista de espera. Posteriormente, deve aguardar o contato da clínica para a realização do agendamento de uma triagem na qual será identificada a modalidade terapêutica mais adequada às necessidades do paciente.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10987-curso-de-fisioterapia-realiza-atendimentos-e.html
Tags: UNISAGRADO, Atendimento, Covid, Fisioterapia