Facebook Pixel Fallback

Estudantes de Ciência da Computação participam de Congresso de Iniciação Científica

Nicole da Silva Carvalho conquistou a 1º colocação da sua categoria e Letícia Fernanda Lopes foi finalista em outra categoria ocupando o 6º lugar



Entre os dias 09 e 10 de dezembro as estudantes do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO Nicole da Silva Carvalho e Letícia Fernanda Lopes participaram do 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (CONIC – SEMESP). Durante a programação, as estudantes apresentaram seus Projetos de Iniciação Científica (IC) juntamente com seus orientadores Dr. Elvio Gilberto da Silva e Me. Vinicius Santos Andrade e concorreram a premiações por categoria.

Carvalho inscreveu seu projeto de Iniciação Científica orientado pelo docente Dr. Elvio Gilberto da Silva e intitulado "Sistema web para auxílio na aprendizagem de leitura de crianças com dislexia através de atividades em formato de jogo". Após as etapas de pré-seleção, aceitação e apresentação, a pesquisa foi classificada como vencedora da categoria "Ciências Exatas e da Terra – Concluído" o que resultou em um prêmio de R$2.000,00. "Todo o reconhecimento do trabalho desenvolvido é bastante gratificante, motivo de alegria e de extrema importância, com certeza é uma conquista muito significativa e possuo imensurável sentimento de gratidão por ter participado e, além disto, ter alcançado a primeira colocação. Esse prêmio tem demasiada influência para a visão do meu futuro profissional, ele contribuiu para o crescimento do meu interesse em seguir para os demais graus acadêmicos, tendo em vista que recebê-lo reafirmou o quanto gostei de ter realizado essa Iniciação Científica", expõe a estudante.  

A estudante conta que a interdisciplinaridade da Computação com diversas áreas do conhecimento é algo que sempre a atraiu, inclusive tendo grande influência na escolha do tema do Projeto. Durante suas primeiras conversas com o orientador, ele apresentou a professora Dra. Juliana Vechetti Mantovani que trouxe vivências da área da saúde. "No dia em que eu e a professora nos encontramos conversamos sobre alguns atendimentos que ela acompanhou, dentre os quais havia um com crianças com dislexia. Sendo assim, fiquei pensando como a computação poderia contribuir com aquele contexto".

Já Lopes participou do congresso com seu projeto de IC "Sistema especialista inteligente para detecção de COVID-19" orientado pelo docente Me. Vinicius Santos Andrade e tendo como colaboradores os professores Me. Renan Caldeira Menechelli e Me. Patrick Pedreira Silva. O trabalho tem como objetivo estudar alguns dos algoritmos já criados e propor um sistema que utilize inteligência artificial para identificação da COVID-19 com o intuito de auxiliar o diagnóstico humano além de tornar o processo de identificação e classificação da doença mais eficiente. Com este projeto, a estudante foi finalista da categoria "Ciências Exatas e da Terra – Em andamento", ocupando a sexta colocação. "A ideia do tema surgiu devido a situação atual do mundo, vi várias pesquisas sobre o assunto e com isso surgiu a vontade de ajudar também. Participar do evento foi algo muito legal, fiquei bastante nervosa e ansiosa para ele mas no final ocorreu tudo bem. Tinham vários trabalhos legais e ao apresentar o meu, o avaliador deu várias dicas e sugestões para o trabalho, agregando bastante valor ao mesmo", conta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10982-estudantes-de-ciencia-da-computacao-particip.html
Tags: UNISAGRADO, Estudantes, Conic, Semesp, 2020, Prêmio, Destaque, Computação


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro