Curso de História promoveu o "8ª Encontro de Pesquisa em História"

O evento discutiu o impacto das mídias digitais no trabalho do historiador e debateu diversos temas atuais

Nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, foi realizado o "8ª Encontro de Pesquisa em História: Memória e História na Era Digital", promovido pelo curso de História do UNISAGRADO e direcionado ao público interno da Instituição. O evento teve objetivo de discutir as mídias digitais no trabalho do historiador e a programação incluiu palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos dos estudantes e uma live comemorativa.

O primeiro dia contou com a palestra "A Igreja Católica e o Movimento Estudantil de Botucatu (1968)", ministrada pelo Me. Edmilson José Zanin; em seguida, foi oferecida a mesa-redonda "Memória e História na Era Digital" apresentada pela M.ª Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira; posteriormente, foi realizada a mesa-redonda "Televisão e Mídias Digitais: acervos para estudos sobre a Ditadura Militar", conduzida pelo Dr. Eduardo Amando de Barros Filho que concluiu as atividades da noite.

As atividades do dia 08 se iniciaram com a palestra "A relação entre Pandemia e eugenia: limites de análise e conceito", ministrada pelo Dr. Leonardo Dallacqua de Carvalho, em seguida, a convidada Dra. Carla Lisboa Porto conduziu a palestra "Reflexões sobre o racismo como epidemia social", ambas transmitidas pelo canal do YouTube da TV Acadêmica. Ao mesmo tempo, na plataforma Teams, foram realizadas diferentes sessões de apresentações orais, com os temas Contemporânea I, com o Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, Contemporânea II com a Dra. Flávia Santos Arielo, Brasil I com a Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Brasil II com o M.e Fabio Paride Pallotta  e Tecnologias e Mídias digitais com a Dra. Ketilin Mayra Pedro.

Na última noite de evento, no dia 09 de dezembro, foi realizada a live "Irmã Arminda Sbríssia: acervo, projetos e perspectivas" em comemoração a fundadora da Instituição que completaria 100 anos em 2020. A celebração foi transmitida através do canal do YouTube da TV Acadêmica e contou com o Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História,  e  a Dra. Flávia Santos Arielo como palestrantes. Após a live, foi apresentado o "Prêmio Jovem Historiador" pelo coordenador do curso.

O Prêmio Jovem Historiador é direcionado aos formandos do 4ª ano do curso, e tem o objetivo de contemplar os estudantes que participaram e organizaram projetos e eventos, sobretudo, valorizar a produção de conhecimento científico e acadêmico. "Para o 4º ano, alunos formandos, o Encontro de Pesquisa em História é o coroamento de sua formação, pois na atividade "Simpósios temáticos" eles apresentam o seu estudo ou pesquisa realizada durante o curso. Para os alunos do 1º, 2º e 3º anos o evento permite a interação, experiência e, sobretudo, o sentimento de pertença, de identidade, de se sentir uma historiadora e historiador.", aponta Gomes.

Confira a classificação do Prêmio Jovem Historiador:

Categoria Ouro – 1º lugar: YgorYuji Utida Porto

Categoria Ouro – 2º lugar: Mariane Terada Bertuzo

Categoria Ouro – 3º lugar: Victor Fernando Gouvea Cardoso

Categoria Prata: Vinícius Carvalho e Luiz Marcelo da Silva Pinto

Categoria Bronze: Arthur Guimarães de Oliveira Castro

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10967-curso-de-historia-promoveu-o-8-encontro-de-p.html
Tags: UNISAGRADO, Encontro, História, Pesquisa, Prêmio