Prêmio INOVASAGRADO 2020 refletiu sobre as tendências de mercado após a pandemia

O evento contou com a participação de estudantes, professores e empresários

No dia 19 de novembro os cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNISAGRADO realizaram o "Prêmio INOVASAGRADO 2020", com o objetivo de refletir e debater sobre as tendências de mercado e inovação frente à pandemia da COVID-19. O evento foi realizado remotamente através da Plataforma Microsoft TEAMS e foi divido em abertura, palestra para discussão do tema, pitch de negócios, avaliação e premiação.

A Coordenadora do curso de Administração, Prof.ª Dra. Flávia Hosne de Freitas, ressalta que a experiência do evento foi única, já que o tema abordado é atual e mostrou as diversas oportunidades de empreender com inovação no período em que estamos vivendo. "Ser empreendedor vai muito além de ser empresário, é buscar oportunidades, estar atento ao mercado, entender que mesmo diante a crises é possível ser e fazer diferente, não ter medo de arriscar, porém de modo planejado e calculado". Além disso, a docente destaca a importância do incentivo do UNISAGRADO ao empreendedorismo e à inovação. "Experiências, como a participação deste evento, com a presença de empresários experientes que compartilham suas histórias e conhecimentos, contribuem para a formação de nossos estudantes, sem contar o desenvolvimento das habilidades empreendedoras. Foi um evento fantástico!", destaca.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Katherine Hayumi Yamaguchi, liderou a equipe que levou o primeiro lugar com o projeto "HAB.seong" que teve o objetivo de apresentar uma solução sustentável para a construção. "O nosso projeto, elaborado na disciplina de Empreendedorismo e ministrado pela Profª. Dra. Flavia Hosne de Freitas, teve como inspiração inicial o tema da sustentabilidade ambiental e está inserido na esfera da construção civil. Como forma de contribuir para esta área, nós queríamos propor algo diferente e inovador, que fosse diretamente ligado a esse ramo. Assim, a HAB.seong propôs um novo elemento construtivo, a placa cimentícia piezoelétrica, ou seja, uma tecnologia que transforma pressão mecânica em energia elétrica.", expõe.

Já o estudante Gabriel Henrique Peixe do curso de Publicidade e Propaganda, apresentou seu projeto individual intitulado "Sharkwork" e levou o segundo lugar. Peixe acredita que o seu produto pode beneficiar a sociedade e o descreve como uma rede estrutural de capacitação e prestação de serviços no âmbito digital para empresas que, através de uma educação intensiva e uma facilidade nos processos, podem entregar aquilo que os clientes buscam nesse período de pandemia. "O primeiro passo para as empresas sobreviverem a esse momento de crise, é a coragem, e o projeto visa exatamente isso, mostrar a importância de um posicionamento digital, pois isso já não é mais um diferencial, mas um requisito básico, que otimiza as relações, potencializam os negócios e fomentam o mercado para que o impacto da crise se apequene cada vez mais.", pontua.

Para Afonso Poli Neto, estudante de Engenharia Química e líder da equipe que levou o 3º lugar com o projeto "Essential Alcohol", a possibilidade de colocar a proposta em prática é alta, e o produto piloto já está pronto. "Em virtude da atual pandemia presente no país e a crescente demanda do uso de álcool em gel, associamos duas preocupações: os cuidados com a higienização por conta da COVID-19 e o uso de repelentes contra mosquitos e insetos, devido aos casos de dengue que, principalmente em Bauru, são tão alarmantes. A nossa busca é ajudar a comunidade fornecendo um produto que as proteja com o menor custo para atender todas as pessoas, principalmente nos comércios onde existe maior circulação. Já fizemos um piloto do produto, tanto dos modelos de álcool em gel quanto do óleo corporal e seguindo na perspectiva que tivemos, podemos sim colocar em prática.", conclui.

Confira os vencedores do Prêmio INOVASAGRADO 2020:

1º Lugar: HAB.seong

Integrantes: Ingrid Ravanelli Jordan – Arquitetura e Urbanismo

Juliana Zulato Fujiyama – Arquitetura e Urbanismo

Katherine HayumiYamaguchi – Arquitetura e Urbanismo

Letícia Pereira Andrade – Arquitetura e Urbanismo

2º Lugar: Sharkwork

Integrante: Gabriel Henrique Peixe – Publicidade e Propaganda

3º Lugar: Essential Alcohol

Integrantes: Afonso Poli Neto - Engenharia Química

Bruno Henrique Laviso Adorne - Ciência da Computação

Cassio Gigliotti - Engenharia de Produção