Facebook Pixel Fallback

UNISAGRADO celebra a solenidade da Bem-aventurada Clélia Merloni

Momentos de oração, tríduo e Missa campal marcaram as celebrações pelos dois anos de beatificação da fundadora do IASCJ



A Pastoral Universitária (PdU) preparou no mês de novembro a festa litúrgica da Bem-aventurada Clélia Merloni, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) que é mantenedor do UNISAGRADO. A programação envolveu os colaboradores e professores da Instituição e contou com momentos de oração no dia 16, tríduo entre os dias 17 e 19 e Missa Campal no dia 20.

A primeira atividade teve a participação do corpo técnico-administrativo da Instituição que dividido em horários estratégicos, puderam participar presencialmente de momentos de reflexão, fé e oração. Na ocasião, a coordenadora da PdU Irmã Giuliane Ciniciato Gonçalves dos Santos, explicou sobre o Carisma de Madre Clélia, as Irmãs Apóstolas, fez reflexões sobre o amor e realizou a leitura do Evangelho de João que abordou a mulher Samaritana. Na sequência, foi realizada uma encenação de Clélia Merloni e, por fim, os participantes puderam deixar suas intenções. Todos foram presenteados com um copo personalizado com a frase que destacou a mensagem principal do encontro: "O verdadeiro amor faz sentir um zelo insaciável jamais diz basta" – Bem-aventurada Clélia Merloni. Para o corpo docente do UNISAGRADO, foi realizada uma transmissão ao vivo com as mesmas atividades, para que mesmo a distância os professores pudessem participar.

Entre os dias 17 e 19 de novembro a PdU realizou através da conta da Pastoral no Facebook transmissões ao vivo do tríduo em preparação para a Solenidade da Bem-aventurada Clélia Merloni, no qual foram abordadas as Virtudes Teologais em Madre Clélia.

A Missa Solene foi celebrada no dia 20 pelo Padre Adinam Ronieri e contou com a presença de colaboradores, professores e Irmãs Apóstolas do UNISAGRADO. Durante sua homilia, Pe. Adinam falou aos presentes sobre a vocação à Santidade e sobre o Carisma de Madre Clélia. "Madre Clélia na sua vida aqui na terra participou da Santidade de Deus, por isso é reconhecida Bem-aventurada pela Igreja. Ela foi o reflexo dessa Santidade no tempo em que viveu, para as pessoas que a conheceram e também para nós hoje que estamos ligados de forma direta ou indireta ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração que ela fundou.". Por fim, deixou um ensinamento que aprendeu com uma carta da Madre que destaca que não basta apenas admirar os apóstolos, é preciso imitá-los, sobretudo no martírio do caráter e nos relacionamentos interpessoais.

Mais sobre Madre Clélia

Madre Clélia Merloni nasceu em 10 de março de 1861 em Forli, na Itália. Ainda jovem, sentiu-se atraída para a vida religiosa. Iluminada pela fé, revestida de coragem e determinação, respondeu ao chamado divino, concretizando seu ideal. Com a graça e a força do carisma recebido, funda o IASCJ no dia 30 de maio de 1894, em Viareggio, também na Itália. O Instituto, com sede em Roma, está presente em 15 países realizando obras educacionais e sociais.

O processo até a beatificação

Em 1988 abriu-se a causa de Beatificação de Madre Clélia Merloni.

No dia 21 de dezembro de 2016 o Papa Francisco reconheceu as suas virtudes heroicas. O reconhecimento leva o nome de Decreto de Venerabilidade e é uma das etapas para a beatificação da religiosa, que corresponde ao "Positio", processo que analisa toda a documentação do exercício heroico de suas virtudes (histórico e todo o trabalho realizado). Teve a direção de um relator da Congregação para as Causas dos Santos, onde os documentos são repassados. Aprovados, os documentos foram entregues ao Papa que autorizou o decreto.

No dia 27 de janeiro de 2018, após investigação da Congregação para as Causas dos Santos e pela junta médica de especialistas, Bispos e Cardeais, Papa Francisco assinou a aprovação do milagre de Madre Clélia Merloni. O milagre feito por intercessão de Madre Clélia ao médico Dr. Pedro Ângelo de Oliveira Filho é brasileiro, de Ribeirão Preto/SP.

A Santa Missa de Beatificação de Madre Clélia Merloni foi realizada no dia 03 de novembro de 2018, às 11h na Basílica de São João de Latrão, em Roma-Itália, conduzida pelo cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

 


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10940-unisagrado-celebra-a-solenidade-da-bem-avent.html
Tags: UNISAGRADO, Celebração, Solenidade, Bem-aventurada, Clélia Merloni, Beatificação


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro