Equipe diretiva e funcionários do UNISAGRADO participaram do 22º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro - Geral - UNISAGRADO

Equipe diretiva e funcionários do UNISAGRADO participaram do 22º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro

Maior fórum de Ensino Superior da América Latina foi realizado em formato digital nos dias 27, 28 e 29 de outubro



Entre os dias 27 e 29 de outubro a equipe diretiva e funcionários do UNISAGRADO participaram do 22º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro (FNESP) realizado pelo Semesp - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. O evento apresentou o tema "Reset do Ensino Superior" e contou com palestras de renomados profissionais nacionais e internacionais, salas de discussão e workshops.

Realizado pela primeira vez no formato digital, o evento deste ano objetivou o debate sobre os modelos de educação superior frente aos obstáculos da atualidade, tanto no que diz respeito à pandemia, como a crise econômica e transformações digitais. Durante o período da manhã foram realizadas palestras que abordaram temas como métodos de aprendizagem e educação, transformação digital, sustentabilidade dos sistemas durante a crise, entre outros. Já o período da tarde contou com atividades dinâmicas como debates e workshops envolvendo ​diversos temas fundamentais para o ramo do ensino superior privado.

Os conteúdos abordados durante os três dias do fórum possibilitaram vivências que podem colaborar na melhoria contínua do UNISAGRADO. A Reitora, Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira reafirmou, com as discussões realizadas durante o fórum, a proposta de continuar colocando a pessoa como centro e de promover mudanças para o aperfeiçoamento das estratégias. "Há novos modelos, novas tecnologias emergentes, novos espaços de aprendizagem. A sociedade exige novas competências e, por isso, um corpo docente inspirador transforma as vidas que chegam ao UNISAGRADO. Acredito que o desafio está lançado: manteremos o diálogo, dividiremos ideias e melhores práticas e, continuaremos a promover aprendizagem com excelência, no novo 'normal' que já chegou", pontua.


Confira os depoimentos dos participantes do 22º FNESP:

"Participar do 22º FNESP foi uma experiência de estar conectada com as mais atuais reflexões para o Ensino Superior num mundo em mudanças, que exige competências globais e talentos pessoais, pois 'ensinar é o maior trabalho do século!'. Durante o evento o enfoque mais significativo que acompanhei foi de que é preciso redefinir, redesenhar e retreinar todos aqueles que fazem parte da missão educativa. Cada um tem seu próprio carisma que somado aos valores institucionais, pode e deve assumir, juntos, a tarefa de inovação educacional com impactos na aprendizagem. Estamos num processo de transformação com novos perfis de estudantes e novas demandas sociais. Há desafios internos e externos, mas com possibilidades de cooperação para a continuidade acadêmica sustentável" – Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira, Reitora.

"Os conteúdos abordados durante o evento foram muito importantes e trazem benefícios na medida em que fomentam a postura crítica da Instituição em relação a uma atualização constante e busca pela inovação, baseada no compromisso pela excelência e em oportunizar o melhor para os alunos de nossa instituição, com maior conectividade e flexibilização. Ações estas que de forma constante consolidam e também já são presentes na missão do UNISAGRADO." – Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária

"De todo o conteúdo abordado no 22º FNESP, gostei demais da palestra de Alex Beard que abriu o fórum e teve como tema: "Ensinar será o maior trabalho do século". Alex trouxe a importância da figura do PROFESSOR, que precisa ser ressignificada, para que realmente aconteça a revolução da aprendizagem! O professor é essencial para o processo de aprendizagem e a inteligência artificial deve contribuir e não substituir o educador, que traz a humanidade que todas as pessoas precisam para o seu desenvolvimento.", Irmã Giuliane Ciniato Gonçalves dos Santos, Coordenadora da Pastoral Universitária.

"A oportunidade de participar do maior Fórum de Educação Superior da América Latina foi muito enriquecedora e trouxe a tona uma série de reflexões importantes sobre os novos rumos que a Educação Superior tem tomado. Foram tratados assuntos sobre diferentes modelos de aprendizagem, o uso da inteligência artificial no mercado educacional, economia criativa, governança, sustentabilidade financeira, dentre outros. Palestrantes nacionais e internacionais focaram na necessidade de mudanças na forma de ensinar e acolher o estudante universitário. A participação nas palestras e fóruns fortaleceu nossos propósitos e abriu possibilidade de diálogo e troca de experiência com outras IES e empresas do segmento educacional, além de nos instigar a romper com o convencional, expandir nossos espaços de aprendizagem, buscar redes de cooperação e parcerias com empresas." Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, Pró-Reitora de Graduação.

"Neste ano, foram abordados temas importantes que merecem atenção e necessidades de adaptações/mudanças nas instituições de ensino superior. Durante o evento pude ter vários momentos de reflexão, como por exemplo, em uma fala sobre a coragem e a necessidade de mudança. Coragem para tomar decisões difíceis e propiciar melhorias, adaptações e mudanças necessárias para conseguir ofertar excelência mantendo o alinhamento com os avanços tecnológicos, revolução 4.0, novo perfil dos jovens e garantindo um novo modelo de negócio/gestão para as IES. Com a participação podemos refletir e repensar nosso planejamento, podemos criar soluções e implementar melhorias que propiciarão melhora em nossa eficácia e eficiência." – Prof. Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

"Tive uma ótima experiência profissional em participar do 22º FNESP que agregou conhecimento e apresentou novas perspectivas de cenários na educação superior do país. Achei muito interessante a conferência sobre Governança em tempos de incerteza que discutiu a reestruturação de modelos de governança e a profissionalização da gestão da IES, diante de um cenário de crise anterior à pandemia da Covid-19. E também a palestra sobre o Ensino remoto e a regulação na pós-pandemia que abriu o debate sobre o ensino híbrido em um momento em que as IES estão funcionando a pleno vapor e o ensino remoto deixou de ser emergencial e passou a ser planejado. Creio que conseguimos vislumbrar novos horizontes e perspectivas que poderão se abrir para a Instituição, se tivermos preparados e prontos para as mudanças no ensino superior no país." – Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca, Diretor da área de Ciências da Saúde.

"A participação no FNESP 2020 foi muito significativa, as atividades propostas ao longo do evento possibilitaram conhecer diferentes realidades educacionais nacionais e internacionais, promovendo assim um intercâmbio de saberes com diferentes profissionais. As temáticas abordadas no evento indicaram o quanto a educação passa por um momento disruptivo, de modo que as tecnologias digitais da informação e comunicação passam a ocupar um papel de destaque por conta da ensino remoto emergencial. Os saberes adquiridos e partilhados ao longo do evento servirão como inspiração para novas propostas curriculares e delineamento de estratégias pedagógicas mais ativas e significativas para os estudantes" – Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, Diretora da Área de Ciências Humanas.

"Com relação ao ensino neste novo século, o Professor Alex Beard nos apresentou que 'professores nascem professores, eles não são feitos'. O que nos leva a pensar nos dons, mas que além do dom precisamos ter foco na capacitação docente. E neste cenário vejo como a nossa instituição investe na capacitação dos nossos docentes, e o evento nos mostrou que estamos alinhados com esse cenário. Um ponto muito discutido foi com relação ao investimento tanto financeiro quanto humano aos processos, simplificar processos, investir na formação e no processo formativo. E que para isso precisamos muito de tecnologia e também de parceria, principalmente com as empresas. Recentemente a instituição firmou parceria com o coworking Meepe, o que trouxe essa proximidade com o meio empresarial e os nossos estudantes." – Prof.ª Dra. Beatriz Antoniassi, Diretora da Área de Ciências Exatas e Aplicadas.

"O evento trouxe uma riqueza e um volume de informações que, com certeza, fortalecerá muito meu trabalho na Gestão, pois abordou temas e cases bem interessantes no que tange as potencialidades e fragilidades nas instituições de ensino superior (IES). Essa interação com membros de outras IES é de suma importância, pois em qualquer ação que se faz, não se parte diretamente para a prática, mas sim, à uma ideia que se amadurece e se discute, e ninguém melhor do que pessoas inseridas no mesmo segmento educacional." – Elisete Azevedo, Gerente de RH. 

"O UNISAGRADO proporcionou um momento ímpar para nossa formação. Participamos de um evento que trouxe ótimas reflexões sobre o futuro da educação, principalmente no que se refere à transformação digital que estamos vivendo e os modelos educacionais que podem ser utilizados. Teremos muitos subsídios para aprofundar discussões sobre o que foi apresentado e fazer possíveis aplicações desses conhecimentos em nossa Instituição." – Prof.  Me. Alexandre de Oliveira, Secretário Acadêmico.

"A programação do 22º FNESP foi muito rica e diversificada, possibilitando aos participantes a escolha das atividades de acordo com seu maior interesse. Foram três dias intensos em que pudemos assistir a palestrantes renomados, brasileiros e estrangeiros, e ouvir experiências inovadoras na área da educação. Minha participação esteve mais voltada para os modelos de aprendizagem e as questões do ensino digital e ensino híbrido. Também pude participar das palestras que envolveram produção, gestão e reaproveitamento de materiais didáticos, além de refletir com os palestrantes no cenário da educação pós-covid-19." – Prof.ª Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini, Coordenadora Pedagógica.

"Agradeço muito a oportunidade de ter participado do 22º FNESP. O evento foi realizado de forma digital e propiciou maior participação de pessoas da nossa Instituição. Optei por acompanhar os temas relacionados às mudanças pós-pandemia x transformação digital. Acredito que devido a COVID-19 aceleramos o processo, que talvez levaria anos para alcançarmos. É momento de romper com o convencional, e a partir de agora, lançar um novo olhar para outras formas de organização da IES, tanto no modelo pedagógico como administrativo" – Esp. Ana Carolina Brito Garcia, Analista Administrativa Senior da Reitoria.

"Os organizadores pensaram em todos os detalhes para oferecer um evento de magnitude gigantesca e totalmente online, os palestrantes também foram excelentes, todos altamente capacitados nos temas apresentados. O evento tratou, na sua essência, sobre a mudança de mindset, sobre a cooperação, sem a qual o país não consegue avançar na educação, sobre a oferta de ensino híbrido, como consequência e continuidade do momento atual. Sendo assim, a contribuição que o evento trouxe para a nossa instituição foi a demonstração de que é possível nos reinventar a cada dia e que devemos fazer o que for possível para acompanhar os avanços tecnológicos, ofertando aos nossos alunos não só um ensino de qualidade, mas um ensino com qualidade e acessível a todos" – Laudeceia Almeida de Melo Machado, Bibliotecária Chefe.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10931-equipe-diretiva-e-funcionarios-do-unisagrado.html
Tags: UNISAGRADO, FNESP, Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro, Semesp


© 2020 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro