Facebook Pixel Fallback

Em constante inovação, UNISAGRADO investe em equipamentos e laboratórios da área da saúde

Espaços dedicados aos cursos de Ciências da Saúde foram reformados, adaptados e inaugurados ao longo do ano



O UNISAGRADO tem investido constantemente nos espaços de aprendizagem do campus, dentre os quais, estão os laboratórios utilizados pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação da área da Saúde. As inovações, renovações tecnológicas e de acessibilidade nos ambientes proporcionam aos estudantes e docentes além de maior conforto, a possibilidade de praticar os conteúdos aprendidos nos cursos em equipamentos de última geração, que estarão presentes no mercado de trabalho.

A última inauguração realizada foi o novo Laboratório Multidisciplinar de Fisioterapia e Estética, utilizado tanto para os dois cursos de Graduação, como para o curso de Pós-Graduação em Estética Avançada, Pós em Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher e a Pós em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia. O espaço é composto por dois vestiários e uma sala ampla, com mesas, macas e cadeiras, na qual há a possibilidade de instalação dos equipamentos móveis dos cursos de acordo com a necessidade das disciplinas ou das atividades práticas.

O coordenador do curso de Fisioterapia Prof. Dr. Carlos Henrique Fachin esclarece que são utilizados aparelhos da Eletroterapia, Cinesiologia e Cinesioterapia. "Alguns deles são a Corrente Russa, Ultrassom, Laser, TENS, Corrente Aussie, dentre outros. O ambiente também é utilizado para as atividades práticas de Cinesiologia e Cinesioterapia, no qual os alunos aplicam técnicas de exercícios terapêuticos e de avaliação física", ressalta. Já a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Estética Avançada, Prof.ª M.ª Daniela Barbosa Nicolielo explica que o laboratório é utilizado para procedimentos invasivos não cirúrgicos como "preenchimento, aplicação de toxina botulínica, aplicação em microvasos e mesoterapia." A Prof.ª Dra. Marta Helena Souza De Conti coordenadora da Pós em Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher e da Graduação em Estética e Cosmética explica que as possibilidades do ambiente são inúmeras e podem ser usados recursos específicos para cada disciplina e aulas como, por exemplo, os equipamentos de eletrotermofototerapia. 

Para o Diretor da Área de Ciências da Saúde Prof. Dr. Eduardo Aguilar Arca, a existência de laboratórios altamente equipados tem grande influência no aprendizado dos estudantes e proporcionam vivências essenciais. "Sem dúvida, a nossa infraestrutura diferenciada e os recursos tecnológicos tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, fato que contribui para a melhoria do processo de aprendizagem de nossos estudantes, favorecendo a articulação entre a teoria e a prática profissional, desenvolvendo assim, as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho."

Outros laboratórios revitalizados

Laboratórios de Anatomia Humana 1, 2 e 3

O UNISAGRADO conta com Laboratórios de Anatomia Humana que possibilitam a prática de diversos cursos da área de Ciências da Saúde neles estão disponíveis peças anatômicas sintéticas e uma plataforma 3D no qual o estudante tem acesso aos sistemas do corpo humano em três dimensões com diversas possibilidades de aplicações didáticas. No ano de 2020, os três laboratórios foram totalmente reformados para melhor atender os estudantes e docentes.

Segundo o Técnico de Laboratório em Anatomia Eder Tavares Santiago, as principais mudanças abrangeram a climatização, sonorização e acessibilidade. "Agora temos televisores nos 3 laboratórios que servem de apoio durante as aulas teórico-práticas, substituindo o uso de projetor, além da lousa digital em um dos laboratórios. Em destaque, no laboratório 2, foram implantadas ilhas centrais com mesas energizadas a fim de permitir ao estudante fazer uso de notebook ou celulares durante as aulas ou horários de estudo. Além disso, os mobiliários são adaptados para deficientes físicos  e  todo o ambiente foi pensado para favorecer a acessibilidade.", ressalta.

Clínica de Odontologia – Bloco O

A Clínica de Odontologia do bloco O é a maior e mais equipada do campus, nela estão disponíveis para uso didático e atendimento ao público externo, uma infraestrutura completa com equipamentos odontológicos, aparelhos para radiografia intrabucal, computadores para visualização dos exames tomográficos e radiográficos, aparelhos de ultrassom para limpeza dentária, motores de implante e motores elétricos para tratamento endodôntico (canal).

Entretanto, a Clínica foi recentemente reformada desde os estofados até os equipamentos, assim como, foram tomados todos os cuidados em relação à acessibilidade com a construção de banheiros adequados e o maior distanciamento no interior dos ambientes. "As novidades são os aparelhos de ultrassom para limpeza dentária, a digitalização das imagens radiográficas e tomográficas e os motores de endodontia. Além disso, com as novas normas de biossegurança em virtude da pandemia, as clinicas foram adaptadas para que o distanciamento entre os box seja respeitado e para que todos possam trabalhar em segurança.", esclarece o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Dr. Guilherme Ferreira da Silva.

Tomógrafo e RX da Clínica de Imagionologia do bloco K

O UNISAGRADO conta com aparelhos de ponta para o diagnóstico Odontológico, dentre eles estão os de tomografia computadorizada de feixe cônico que são utilizados para realização de tomografia dos dentes ou regiões da face. Estes aparelhos fornecem imagens em 3D dos dentes ou da face que facilitam o diagnóstico de, por exemplo, fratura dentária que, muitas vezes, não podem ser visualizados na radiografia convencional. "As imagens fornecidas por este aparelho são importantes para o planejamento de implantes, por exemplo. Assim, os alunos conseguem estabelecer um protocolo de tratamento mais adequado em cada caso clínico, aumentando os índices de sucesso", pontua Silva.

Laboratórios de Biociências 1 e 5

Os Laboratórios de Biociências são utilizados nas práticas das disciplinas básicas dos cursos de Ciências da Saúde e também nos estágios de Biomedicina e Farmácia. Neles estão disponíveis diversos equipamentos modernos e essenciais na formação prática do profissional da saúde, dentre os quais: diversos microscópios, agitadores, balanças, estufas, entre outros. Em 2020, os laboratórios 1 e 2 foram, totalmente reformados, o que proporcionou maior acessibilidade através dos espaços e bancadas adaptadas. "Todas as bancadas, cadeiras e armários para os alunos são novos. Foram instaladas televisões para projeção das aulas nos laboratórios que auxiliam na visualização do conteúdo exposto pelo professor", esclarece a coordenadora do Curso de Farmácia Prof.ª Dra. Ana Paula Favaro Trombone Garlet.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10927-em-constante-inovacao-unisagrado-investe-em-.html
Tags: UNISAGRADO, Saúde, Laboratórios, Reformas, Inaugurações


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro