Estudante de Ciência da Computação participa de Simpósio Internacional

Fabricio Piscinelli apresentou seu projeto de Iniciação Científica que aborda um portal para análise de fala

O estudante Fabricio Carneiro Piscinelli, do 3º ano do curso de Ciência da Computação, participou no dia 29 de outubro, do 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP, no qual apresentou os resultados de sua pesquisa de Iniciação Científica intitulada "Aprimoramento de um portal para análise da fala". O projeto foi desenvolvido sob orientação dos professores Dr. Elvio Gilberto da Silva e Dra. Jeniffer de Cassia Rillo, e contou com a colaboração do Me. Patrick Pedreira Silva e Me. Vinicius Santos Andrade.

O projeto de Piscinelli tem o objetivo de aprimorar o portal em desenvolvimento pelo professor Elvio em seu projeto de Pós-Doutorado, de forma que permita a inserção, acesso e principalmente análise de gravações de fala e outros materiais como, filmagens, fotografias, moldagens e telerradiografias na área de fonoaudiologia. "Este projeto contribuiu para o aprimoramento de um portal que permitirá um melhor entendimento de um conjunto de dados, possibilitando aos usuários (avaliadores) analisarem gravações de áudio (amostras de fala gravadas) obtidas no contexto das fissuras labiopalatinas e assim definir o prognóstico, bem como, o tratamento mais adequado para o paciente que procura o HRAC-USP (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - CENTRINHO)", esclarece Silva.

A evolução da tecnologia e dos softwares colaboram para a qualidade de vida das pessoas, uma vez que, os processos estão sendo automatizados e simplificados, economizando tempo e dinheiro de quem se adapta a essa nova realidade. O docente explica que, "a computação é utilizada de forma a agilizar a informação nas mais diversas áreas de atuação e, na saúde, o crescimento cada vez mais rápido da quantidade de dados processados e armazenados vem demandando profissionais com conhecimentos multidisciplinares, com ênfase na utilização eficiente de ferramentas de Tecnologia da Informação. Na fonoaudiologia, já é perceptível um grande envolvimento com a tecnologia, assim como, em diversas outras áreas da saúde, como na fonoterapia no qual é possível observar que os profissionais já contam com o auxílio de softwares específicos.".

Para Silva, participar de eventos científicos durante a graduação é um diferencial no currículo acadêmico e profissional. "Além de buscar atualização na área e compartilhar saberes, o estudante que passa por vivências como essas consegue ampliar a visão da futura profissão e, muitas vezes, aumenta o interesse pela carreira científica." E agradece, "gostaria de registrar aqui meus sinceros agradecimentos ao nosso estudante Fabricio por ter aceitado o desafio, a minha orientadora do Pós-Doutorado - Profa. Dra. Jeniffer de Cássia Rillo Dutka, que nos orientou e acompanhou durante todo este processo, a Universidade de São Paulo – HRAC pela oportunidade concedida, ao CNPq pela bolsa de Iniciação Científica, e por fim, a todos os envolvidos de maneira direta ou indireta nesta pesquisa.", pontua Silva.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10921-estudante-de-ciencia-da-computacao-participa.html
Tags: UNISAGRADO, Egresso, Simpósio Internacional, Ciência da Computação