Facebook Pixel Fallback

Egressa de Arquitetura e Urbanismo tem artigo publicado no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

O artigo de Glaucia Hellen de Freitas Marangão abordou o tema Acessibilidade e Mobilidade Urbana



A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAGRADO, Glaucia Hellen de Freitas Marangão, teve seu artigo intitulado "Mobilidade sustentável: um estudo de caso em Bauru-SP" publicado no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes. O artigo discute soluções para problemas urbanos enfrentados na cidade, atrelando mobilidade urbana à sustentabilidade. Ele foi desenvolvido com base no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido por Marangão no ano de 2019 e teve orientação da Prof.ª Me. Érica Lemos Gulinelli.

A equipe de comunicação conversou com a Arquiteta e Urbanista sobre a publicação do artigo e a temática abordada. Confira como foi o bate-papo:

UNISAGRADO: Como foi o processo para o envio do artigo a ser publicado?

Glaucia: Devido a pandemia todo o processo foi online. No começo do ano minha Orientadora e coautora do artigo, a Prof.ª Me. Érica Lemos Gulinelli, me incentivou a elaborar o artigo para o evento XVI Fórum Ambiental da Alta Paulista, visto que, um dos eixos temáticos abordados no evento era Acessibilidade e Mobilidade Urbana, tema que abordei em meu TCC. A participação no evento foi a porta de entrada para a publicação do artigo no Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes.

UNISAGRADO: Por que decidiu publicar o artigo? Qual a importância da publicação para sua vida profissional?

Glaucia: Todo conhecimento deve ser compartilhado, então espero que com a publicação dele mais pessoas reflitam e busquem por soluções para nossas cidades. A publicação de um artigo auxilia no processo de seleção para o Mestrado, o qual eu pretendo fazer futuramente.

UNISAGRADO: Qual assunto abordado no artigo?

Glaucia: O Artigo trata da Mobilidade Urbana voltada para a sustentabilidade, um assunto urgente, mas ainda pouco explorado. Sendo moradora da cidade de Bauru, quis, desde o TCC, elaborar algo que contribuísse para a cidade, começando por análises críticas sobre aspectos como infraestrutura viária, fluxo de veículos, frota de veículos e vegetação existente, pude desenvolver um estudo de caminhabilidade na área central. A caminhabilidade é uma ferramenta avaliadora do espaço urbano, a qual identifica aspectos positivos e negativos do local sob a perspectiva do pedestre, sendo levados em consideração elementos físicos, atributos do uso do solo, da política ou da gestão urbana.

Sendo assim, o artigo, atrelando a mobilidade urbana à sustentabilidade, busca indicar soluções para problemas urbanos enfrentados na cidade, garantindo o acesso universal aos espaços públicos, de maneira segura para as pessoas e sustentável ao meio ambiente, valorizando os espaços públicos, a saúde física e mental dos cidadãos e as relações sociais e econômicas na escala da rua e do bairro.

UNISAGRADO: Qual a contribuição do UNISAGRADO neste processo?

Glaucia: A maior contribuição do UNISAGRADO são os excelentes professores que tive, em cinco anos de estudos cada um deles me ensinou algo que vou levar para sempre, sou grata a todo o conhecimento que eles compartilharam comigo. O artigo é fruto deste conhecimento!

Acesse o artigo "Mobilidade sustentável: um estudo de caso em Bauru-SP" de Glaucia Hellen de Freitas Marangão e Prof.ª Me. Érica Lemos Gulinelli na íntegra clicando aqui.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10916-egressa-de-arquitetura-e-urbanismo-tem-artig.html
Tags: UNISAGRADO, Arquitetura e Urbanismo, Egressa, Artigo


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro