Live celebrou o dia do professor com relatos da trajetória de Irmã Arminda Sbríssia

Fundadora, primeira diretora e modelo de educadora foi homenageada pelos 100 anos de nascimento através da transmissão ao vivo no YouTube

O UNISAGRADO realizou no dia 16 de outubro a live "Irmã Arminda: Apóstola e Educadora" que foi inspirada no dia do Professor e celebrou os 100 anos de nascimento da fundadora e primeira diretora da Instituição. Com mediação da docente Dra. Flávia Santos Arielo e participações da Reitora Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira e dos professores Dra. Angélica Pall Oriani e Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, a transmissão contou com público variado, entre estudantes, professores, egressos, funcionários e Irmãs Apóstolas.

Através de três blocos de discussão os convidados discutiram e expuseram o legado e o papel de Irmã Arminda na Instituição, em Bauru e na educação. A princípio a Irmã Vânia abordou sobre o carisma missionário da fundadora, descrevendo sua trajetória religiosa através dos relatos que recebeu de Irmãs que conviveram com Irmã Arminda e de documentos históricos. "Ela insistia em uma formação humana e cristã para que as pessoas tivessem não só uma formação profissional, mas mais do que tudo, uma formação pessoal e que pudesse fazer disso uma transformação. Para mim foi uma redescoberta ter a oportunidade de assumir a missão como reitora aqui do UNISAGRADO e reler suas biografias", contou Irmã Vânia.

Para contextualizar e prosseguir com a live, Oriani descreveu o educador como um indivíduo que guia, auxilia e medeia a relação dos alunos com o processo de assimilar a cultura e os conhecimentos acumulados. "Para ser educador é preciso também ter incorporado em si o desejo de aprender e compreender a essência da partilha. O educador é um encurtador de caminhos", expôs. Na sequência, Gomes através de todo o seu estudo realizado nos manuscritos e documentos presentes no acervo do Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS), apresentou o legado educacional da Irmã, além da posição dela na reforma da educação de 1961.

Confira todos os assuntos abordados e a transmissão na íntegra clicando aqui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10888-live-celebrou-o-dia-do-professor-com-relatos.html
Tags: UNISAGRADO, Irmã Arminda Sbríssia, 100 anos, Live, Dia do professor