IV Jornada de Pedagogia debateu o Ensino Remoto e as Adaptações Pedagógicas

"Tecnologias Assistivas" e "Ensino remoto emergencial na Educação Básica" foram os temas abordados durante o evento

Nos dias 14 e 15 de outubro o UNISAGRADO através do curso de Pedagogia promoveu a "IV Jornada de Pedagogia: Ensino Remoto e Adaptações Pedagógicas". Com o objetivo de pensar sobre os fazeres educacionais adaptados, refletir sobre as experiências acumuladas no período de mudanças e debater as novas trilhas que conduzirão os processos de ensino e aprendizagem, o evento foi realizado através da Plataforma Microsoft Teams e contou com uma oficina e uma palestra.

Durante o primeiro dia, a Prof.ª Dra. Ketilin Mayra Pedro, ministrou a palestra "Ensino Remoto Emergencial na Educação Básica: reflexões sobre o período pandêmico". Já no segundo dia, a oficina "Tecnologias Assistivas: construindo materiais escolares adaptados", foi conduzida pela Profa. Dra Juliana Vechetti Mantovani Cavalcante.

No total o evento contou com mais de 280 inscrições, incluindo estudantes de Pedagogia e das licenciaturas em História, Biologia, Letras, Matemática, Artes e Educação Física. Além disso, como o evento foi transmitido via YouTube, teve a participação online de professores da rede municipal da região, como de Duartina. "O saldo do evento foi muito positivo, com palestrantes de bastante envergadura profissional e acadêmica promovendo reflexões cruciais a partir daquilo que há de mais inovador e atual no campo sobre os temas", ressalta a coordenadora do Curso de Pedagogia, Prof.ª Dra. Angélica Pall Oriani.

A quarta edição do evento aconteceu em um momento divisor da história da educação mundial: a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19. "Este cenário nos obrigou a ressignificar o espaço escolar e repensar os modos com que, até então, ensinávamos e aprendíamos. Foi muito importante pensar sobre esses temas, pois não há como não regressarmos a um 'normal', como muitos pensam. Não se trata de transpor a aula presencial para a aula remota, não se trata de voltar para as escolas como se nada tivesse ocorrido. É preciso repensar os rumos da escola na sociedade atual e, principalmente, os caminhos que queremos dar a esse espaço de socialização que construímos social e historicamente.", pontua Oriani.

Confira as atividades do evento na íntegra: 14/10 e 15/10

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10885-iv-jornada-de-pedagogia-debateu-o-ensino-rem.html
Tags: UNISAGRADO, Jornada, Pedagogia, Ensino remoto