UNISAGRADO realiza live em celebração aos 100 anos de nascimento de Irmã Arminda Sbríssia

Transmissão ao vivo pelo YouTube abordará a história da fundadora do UNISAGRADO em sua trajetória pela Instituição

No dia 16 de outubro o UNISAGRADO promove a live "Irmã Arminda: Apóstola e Educadora" para celebrar os 100 anos de nascimento de sua fundadora e primeira diretora, Irmã Arminda Sbríssia. A transmissão ao vivo é aberta ao público e será realizada às 16h através do canal da Instituição no YouTube com intermediação da docente Dra. Flávia Santos Arielo e participações da Reitora Prof.ª Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira e dos professores Dra. Angélica Pall Oriani e Dr. Roger Marcelo Martins Gomes.

A live tem inspiração no Dia do Professor e abordará a história de Irmã Arminda Sbríssia em sua trajetória pela Instituição, marcos importantes, além de seu trabalho e dedicação com os professores e estudantes. Serão apresentadas informações importantes através do estudo dos manuscritos e documentos presentes no acervo do Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS) do UNISAGRADO, assim como, sobre a posição de Irmã Arminda na reforma da educação de 1961. Irmã Vânia, Apóstola atual no cargo iniciado por Irmã Arminda, contará sua experiência a partir do que aprendeu com os escritos da fundadora e como ela a inspira como Apóstola e Reitora. Ao final serão abertas às perguntas aos participantes da live.

Participe da transmissão ao vivo clicando aqui.

Sobre Irmã Arminda Sbríssia

Nascida em 14 de junho de 1920 em Piraquara, no Estado do Paraná, Irmã Arminda recebeu o nome de batismo de Itália Sbríssia de seus pais Ferdinando e Arminda, um casal humilde com seis filhos. Foi alfabetizada aos 06 anos, teve uma infância voltada às brincadeiras e aos estudos e era considerada pelos seus pais como uma menina muito inteligente e segura do que queria, de tal modo que aos 10 anos pediu para ser religiosa. Uma forte influência em sua vida religiosa foi a tia por parte de pai, Irmã Lúcia.

Itália Sbrissia ingressou no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ) em 1935 e em 1940 pronunciou os votos religiosos. Tornou-se professora em 1941, já em 1945 graduou-se em Letras Neolatina, em 1946 em Ciências Religiosas pelo Sedes em Sapientiae – SP e em 1948 habilitou-se em Orientação Educacional na USP, além de diversos cursos realizados na Itália e outras atividades intelectuais e acadêmicas.

A religiosa projetou e consolidou a constituição física, jurídica e institucional da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração (FAFIL), atual UNISAGRADO, além de ser a primeira diretora. A FAFIL foi inaugurada em 1953 sendo a Instituição de Ensino Superior (IES) pioneira no interior de São Paulo, com os cursos de Letras, Pedagogia, Geografia e História. Irmã Arminda faleceu em 12 de abril de 1965.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10875-unisagrado-realiza-live-em-celebracao-aos-10.html
Tags: UNISAGRADO, Live, Irmã Arminda, Dia do Professor