Facebook Pixel Fallback

Egresso de Ciência da Computação tem artigo aceito na 7ª Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada

Eduardo Gonçalves transformou seu TCC em artigo para apresentação virtual na conferência de Lisboa, Portugal



O egresso do curso de Ciência da Computação do UNISAGRADO, Eduardo Oliveira Barreto Gonçalves, teve seu artigo intitulado "Desenvolvimento de um jogo em realidade virtual imersiva voltado para o combate aos focos de Dengue" aprovado na 7ª Conferência Ibero-Americana de Computação Aplicada 2020 (CIACA 2020) que será realizada nos dias 19 e 20 de novembro em Lisboa-Portugal. A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado durante a Graduação.

A ideia para o tema surgiu através da necessidade de promover medidas para conscientizar a população, já que a cidade de Bauru é uma das líderes brasileiras em casos de dengue, sendo assim Gonçalves criou um jogo didático para o combate da doença. O artigo abordou o uso da Tecnologia para auxiliar no processo de aprendizado, explorando as medidas de combate à dengue em forma de um jogo realista e interativo. O jogo foi produzido utilizando a Realidade Virtual para prender a atenção e proporcionar uma imersão, no qual o jogador encontra cenários familiares do ambiente urbano e tem a missão de localizar todos os focos de dengue e eliminá-los da maneira correta. "Um dos próximos objetivos referente ao projeto é a disponibilização do jogo em plataformas, para que ele possa ser baixado por qualquer usuário, além disso também espera-se que posteriormente o projeto possa ser aplicado em Instituições de Ensino como ferramenta educacional", ressalta o egresso.

Gonçalves tomou a decisão de inscrever seu trabalho na CIACA 2020 devido aos comentários positivos que recebeu após a finalização do TCC e também por ser uma grande oportunidade de expor os benefícios da tecnologia na educação e promover a conscientização a respeito de um assunto atual e recorrente como a Dengue. "A submissão do projeto nesta conferência pôde agregar de diversas formas, dando visibilidade não somente aos envolvidos no projeto como também para a computação, mostrando que a área pode ser utilizada de forma não convencional, ou seja, podendo auxiliar em outros setores como educação e saúde", pontua.

O artigo teve orientação e supervisão do Prof. Dr. Elvio Gilberto Da Silva, e a colaboração dos docentes Me. Renan Caldeira Menechelli, Me. Vinicius Santos Andrade e Me. Patrick Pedreira Silva. "Os professores sempre se prontificaram a auxiliar em todos os processos de desenvolvimento do projeto, com o objetivo de extrair o máximo potencial utilizando principalmente suas experiências no meio acadêmico", ressalta.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10871-egresso-de-ciencia-da-computacao-tem-artigo-.html
Tags: UNISAGRADO, Egresso, Ciência da Computação, Publicação, Artigo


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro