Estudante do Curso de Artes apresenta pesquisa em Seminário

Gabriela Muniz do 3º ano participou do "X Seminário de Pesquisa em Artes da Unimontes" com seu trabalho de Iniciação Científica

A estudante Gabriela Muniz Cardoso do 3º ano do Curso de Artes do UNISAGRADO participou do "X Seminário de Pesquisa em Artes da Unimontes", realizado remotamente durante os dias 10, 15 e 28 de setembro. Na ocasião, Cardoso apresentou sua pesquisa de Iniciação Científica intitulada "A arte no processo educacional da rede pública: Análise de possíveis contribuições da pedagogia Waldorf para a arte-educação".

Por ser resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica, o processo de desenvolvimento do trabalho foi pautado em etapas e Cardoso contou com o apoio e a orientação do Prof. Dr. Ronaldo Francisco Santos, que participou da pesquisa como co-autor. Foi necessário realizar e enviar um resumo expandido sobre o trabalho para a Unimontes juntamente com um vídeo para explicar um pouco melhor sobre a temática. "Apresentar no seminário da Unimontes foi uma experiência incrível, saber que minha pesquisa foi reconhecida para além do ambiente do UNISAGRADO e poder apresentar em meio a pessoas que já estavam fazendo mestrado, doutorado me deixou muito feliz e motivada.", destaca.

A estudante também explica como surgiu a ideia de apresentar a pesquisa em outra Instituição de Ensino e de onde veio a motivação para levar a ideia adiante, já que remotamente, o seminário se tornaria mais viável. "Eu e meu orientador professor Ronaldo sempre conversamos sobre apresentar a pesquisa em outros lugares fora do UNISAGRADO, ouvir opiniões diferentes para agregar na nossa pesquisa e também mostrar o nosso trabalho, mas às vezes encontrávamos algumas dificuldades, como por exemplo, os eventos em outros estados e alguns em outros países, foi quando surgiu o seminário online da Unimontes e pensamos 'Por que não? Não temos nada a perder' e deu certo, foi incrível.", expõe.

Cardoso ressalta o apoio do UNISAGRADO e dos professores durante todo o processo de desenvolvimento da pesquisa, e deixa uma reflexão em relação ao preconceito presente no meio artístico.  "Nós do curso e da área de Artes temos que mostrar que não estamos aqui perdendo tempo ou 'fazendo graça', Artes tem pesquisa sim, Artes tem estudo, Artes é importante, e se nós, que estamos neste meio, não mostrarmos isso para o mundo, esse pré-conceito vai continuar existindo e vamos continuar sendo menosprezados. A Arte é importante e seu estudo é necessário.", conclui.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10870-estudante-do-curso-de-artes-apresenta-pesqui.html
Tags: UNISAGRADO, Artes, Pesquisa, Iniciação Científica, Seminário