Facebook Pixel Fallback

Estudante do Curso de Artes apresenta pesquisa em Seminário

Gabriela Muniz do 3º ano participou do "X Seminário de Pesquisa em Artes da Unimontes" com seu trabalho de Iniciação Científica



A estudante Gabriela Muniz Cardoso do 3º ano do Curso de Artes do UNISAGRADO participou do "X Seminário de Pesquisa em Artes da Unimontes", realizado remotamente durante os dias 10, 15 e 28 de setembro. Na ocasião, Cardoso apresentou sua pesquisa de Iniciação Científica intitulada "A arte no processo educacional da rede pública: Análise de possíveis contribuições da pedagogia Waldorf para a arte-educação".

Por ser resultante de uma pesquisa de Iniciação Científica, o processo de desenvolvimento do trabalho foi pautado em etapas e Cardoso contou com o apoio e a orientação do Prof. Dr. Ronaldo Francisco Santos, que participou da pesquisa como co-autor. Foi necessário realizar e enviar um resumo expandido sobre o trabalho para a Unimontes juntamente com um vídeo para explicar um pouco melhor sobre a temática. "Apresentar no seminário da Unimontes foi uma experiência incrível, saber que minha pesquisa foi reconhecida para além do ambiente do UNISAGRADO e poder apresentar em meio a pessoas que já estavam fazendo mestrado, doutorado me deixou muito feliz e motivada.", destaca.

A estudante também explica como surgiu a ideia de apresentar a pesquisa em outra Instituição de Ensino e de onde veio a motivação para levar a ideia adiante, já que remotamente, o seminário se tornaria mais viável. "Eu e meu orientador professor Ronaldo sempre conversamos sobre apresentar a pesquisa em outros lugares fora do UNISAGRADO, ouvir opiniões diferentes para agregar na nossa pesquisa e também mostrar o nosso trabalho, mas às vezes encontrávamos algumas dificuldades, como por exemplo, os eventos em outros estados e alguns em outros países, foi quando surgiu o seminário online da Unimontes e pensamos 'Por que não? Não temos nada a perder' e deu certo, foi incrível.", expõe.

Cardoso ressalta o apoio do UNISAGRADO e dos professores durante todo o processo de desenvolvimento da pesquisa, e deixa uma reflexão em relação ao preconceito presente no meio artístico.  "Nós do curso e da área de Artes temos que mostrar que não estamos aqui perdendo tempo ou 'fazendo graça', Artes tem pesquisa sim, Artes tem estudo, Artes é importante, e se nós, que estamos neste meio, não mostrarmos isso para o mundo, esse pré-conceito vai continuar existindo e vamos continuar sendo menosprezados. A Arte é importante e seu estudo é necessário.", conclui.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10870-estudante-do-curso-de-artes-apresenta-pesqui.html
Tags: UNISAGRADO, Artes, Pesquisa, Iniciação Científica, Seminário


Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro