UNISAGRADO implementa a curricularização da Extensão

O processo implica desenvolver alguns conteúdos ou até toda carga horária de determinadas disciplinas de forma extensionista

O UNISAGRADO oficializou no ano de 2020 a constituição da curricularização da Extensão que visa instituir as atividades de Extensão como parte da matriz curricular de todos os cursos de Graduação.  A implementação como prática extensionista na grade curricular passa a valer no ano de 2021 e terá como foco o desenvolvimento de ações articuladas entre estudantes e professores, de forma a contribuir para a sociedade promovendo impacto e transformação social, possibilitando o protagonismo do estudante.

A medida segue a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. "A curricularização é a compreensão do currículo como um fenômeno que não pode ser desvinculado das demandas sociais. Extensão não está ao lado da Pesquisa e do Ensino, ela faz parte como uma modalidade de Ensino e Pesquisa. Assim, o UNISAGRADO assume sua missão de excelência por meio se deu compromisso social e na disseminação da ciência e do saber para o bem da sociedade!", destaca a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária, Prof.ª Dra. Irmã Fabiana Bergamin.

A Extensão é um diferencial na formação acadêmica do UNISAGRADO possibilitando o trabalho direto e prático com as comunidades, além da formação de profissionais tecnicamente competentes e socialmente responsáveis. "Sabemos que o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão promove a articulação da ciência, da cultura e do trabalho. Desse modo, no processo formativo dos nossos estudantes, essa indissociabilidade favorece a escuta, a reflexão, a investigação, o diálogo, a criatividade, a criticidade, a elaboração teórico-prática e a participação social, ajudando-os a se tornarem cada vez mais cidadãos éticos, competentes, protagonistas e solidários", ressalta a Reitora do UNISAGRADO, Profª. Dra. Irmã Vânia Cristina de Oliveira.

Entretanto, os Projetos de Extensão que são atividades não curriculares e realizadas em horários diferentes dos períodos estabelecidos nos cursos, manterão suas ações a fim de atuar de forma mais profunda e estratégica nas demandas sociais. Para a Reitora, "a proposta da curricularização da extensão alarga as possibilidades de um processo interdisciplinar, científico, educativo e social. Para além das práticas colaborativas dos Projetos de Extensão, a ampliação possibilitará aos estudantes aprimorar o entendimento para o exercício das competências desenvolvidas nos respectivos cursos que visem ao bem comum para promover mudanças significativas na sociedade e na própria Instituição. Há uma intencionalidade pedagógica, uma visão integral para a formação de nossos estudantes", pontua.

Para a Pró-Reitora de Graduação Sandra de Oliveira Saes, a Extensão Universitária tem papel fundamental na democratização do saber, no qual o conhecimento é construído através de uma via de mão dupla. "Por meio das ações extensionistas os docentes e discentes fundamentam seus estudos baseado na realidade e problemática da sociedade e esta por sua vez tem na comunidade universitária uma aliada na busca de soluções para as demandas e transformação social. Tais práticas permitem que os conteúdos ministrados sejam concretizados por meio da sua aplicabilidade em situações reais, o que consequentemente enriquece a formação dos nossos estudantes que reconhecem a importância do trabalho em equipe", expõe.

A fim de estabelecer estratégias e ações no âmbito acadêmico, de comunicação, formação e operacionalização, foi constituída a Comissão de Curricularização da Extensão do UNISAGRADO composta por docentes de todas as áreas do conhecimento, possibilitando a troca de saberes e a análise cuidadosa das particularidades. Confira os membros da Comissão de Curricularização da Extensão e suas respectivas áreas de atuação:

• Irmã Fabiana Bergamin- Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária;
  • Irmã Giuliane Ciniciato Gonçalves dos Santos – Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária;
  • Sandra de Oliveira Saes - Pró-Reitoria de Graduação;
  • José Augusto S. Magalhães - Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária;
  • Prof. ª Rosilene Federico Rocha Bombini – Coordenadoria Pedagógica.
  • Prof. ª Sara Nader Marta – Curso de Odontologia.
  • Prof. ª Marta Helena Souza De Conti – Curso de Estética e Cosmética
  • Prof. ª Eliane Aparecida Toledo Pinto - Curso de Pedagogia.
  • Prof. ª Ana Carla Vieira Ottoni – Curso de Psicologia.
  • Prof.ª Fabiana Costa Munhoz – Curso de Engenharia Civil.
  • Prof. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli – Curso de Relações Internacionais.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10798-unisagrado-implementa-a-curricularizacao-da-.html
Tags: UNISAGRADO, Curricularização, Extensão, 2021, Graduação