Docentes do UNISAGRADO irão participar da inauguração do "Inova Bauru"

1° Espaço Municipal de inovação da cidade tem coordenação do egresso de Relações Internacionais Ariel Barca e será inaugurado na próxima segunda-feira (03)

(Foto: Camila Ariosi / Divulgação:  Prefeitura Municipal de Bauru)

Os docentes do UNISAGRADO Me. Patrick Pedreira Silva e Me. Alexander da Silva Maranho participarão da inauguração do 1° Espaço Municipal de inovação da cidade, o "Inova Bauru", que será realizada em ambiente virtual por meio do canal oficial da Prefeitura de Bauru no Youtube, no dia 03 de agosto de 2020. A iniciativa tem coordenação do egresso do curso de Relações Internacionais Ariel Lucas Barca.

O convite para participação dos docentes na inauguração foi em decorrência de serem representantes do UNISAGRADO no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Bauru (COMTI), órgão que visa fomentar e incentivar iniciativas de inovação na cidade. "Há alguns anos Bauru tem participado ativamente de atividades que buscam incentivar a ciência como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2018, foi instituída uma Comissão Municipal Provisória de Tecnologia e Inovação, e o UNISAGRADO esteve entre as instituições convidadas que demonstraram interesse. O Comitê foi responsável pela elaboração da Lei de Inovação do Município, que foi aprovada e sancionada em novembro do mesmo ano.  Com a nova lei, a comissão provisória foi substituída pelo COMTI, e o UNISAGADO indicou seus dois representantes", explica Silva.

O Inova Bauru tem o objetivo de oferecer um espaço, capaz de fomentar ideias, temas e projetos vinculados aos diversos pilares que compõem o caminho da inovação, bem como propor a integração e a articulação entre indústrias, Instituições de Ensino, pesquisa e sociedade. Nesse sentido, contribui para que mais pessoas conheçam o assunto, se interessem e reflitam sobre a importância de transformar Bauru em uma potência de desenvolvimento tecnológico e de inovação. Para Barca, coordenador da iniciativa, egresso do curso de Relações Internacionais e diretor de Logística e Novos Negócios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda na Prefeitura de Bauru, "inovar significa pensar além daquilo que os nossos olhos enxergam e reinventar processos que já não se adequam mais ao cenário atual. Uma ferramenta totalmente inovadora como esta, advinda do trabalho de pessoas atreladas ao poder público, ilustra os motivos pelos quais se é possível organizar o processo de inovação, mesmo em ambientes tão tradicionais, como a máquina pública", expõe.

Uma das missões das Instituições de Ensino Superior é incentivar a ciência e gerar conhecimentos que se reflitam em benefícios para a sociedade. "Neste contexto, o UNISAGRADO, ao participar diretamente deste movimento, mostra a sua tradição e o seu compromisso histórico com o desenvolvimento regional. Além disso, a Instituição abre as portas, criando oportunidades para que nossos alunos e professores estejam diretamente envolvidos neste movimento de fomento à ciência, inovação e tecnologia aqui na cidade", destaca Silva.

Barca conta que a jornada universitária trilhada no UNISAGRADO foi essencial na sua formação não somente profissional, mas humana. "Além de todo o conhecimento que adquiri ao longo dos anos, encontrei pessoas que exerceram papéis importantes para a ressignificação de valores e princípios que habitavam em mim e, principalmente, para o estímulo da maturidade que carrego, ao lidar com as adversidades do dia a dia. Nunca foi e não será um caminho fácil, mas acreditar e dar o primeiro passo é sempre melhor do que ficar parado! E, agora, ter a oportunidade de criar, coordenar e executar projetos públicos, tem sido uma trilha bastante importante", ressalta.

A programação completa do INOVA BAURU, será divulgada a partir do dia 03 de agosto, por meio do site oficial da Prefeitura. Entretanto, duas atividades da programação já estão confirmadas, a primeira no dia 06 de agosto, às 17h30, com a participação da docente do UNISAGRADO Me. Debora Scardine da Silva Pistori que realizará o workshop virtual "Dicas para recolocação no mercado de trabalho em tempos de pandemia". E no dia 27 do mesmo mês, às 16h30, o seminário online "Direito de imagem, lei geral de proteção de dados e as indenizações decorrentes" com o Prof. Me. Fábio José de Souza. Inscreva-se através do portal da Prefeitura de Bauru.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10673-docentes-do-unisagrado-irao-participar-da-in.html
Tags: UNISAGRADO, Bauru, Inova Bauru, Docentes, Egresso