4ª Mostra de Biomecânica do curso de Fisioterapia foi realizada remotamente

A edição de 2020 contou com a utilização das plataformas digitais e as cinco turmas do curso participaram elaborando projetos

Integrantes do Projeto vencedor durante apresentação pela plataforma Microsoft Teams

O curso de Fisioterapia do UNISAGRADO realizou entre os dias 01 de 03 de julho a 4ª Mostra de Biomecânica, cujo objetivo é incentivar os estudantes a desenvolverem ideias criativas e inovadoras de protótipos ou aplicativos, utilizando conceitos biomecânicos e de controle motor para reabilitação. A Mostra é realizada anualmente desde 2017 e, a edição de 2020, foi inteiramente on-line.

Através das plataformas digitais principalmente o Instagram, os estudantes divulgaram seus projetos e organizaram o material teórico. A apresentação foi realizada no dia 03 para a professora Dra. Nise Ribeiro Marques, através da plataforma Microsoft Teams. "A divulgação pelo Instagram atingiu uma visibilidade maior dos projetos em relação à estratégia que usávamos nos anos anteriores presencialmente. Vi estudantes que não eram da turma ou eram de outros cursos, que compartilharam as publicações dos colegas. É algo que pretendo propor, inclusive, quando pudermos retomar as atividades presenciais", comenta Marques. A docente ressalta ainda, que constatou grande esforço dos estudantes no trabalho realizado virtualmente. "A qualidade dos projetos ficou igual ou até mesmo superior às edições anteriores. A estratégia de divulgação dos projetos que é um dos itens pelos quais eles são avaliados, foi muito mais criativa este ano do que nos passados", conclui.

Confira os Trabalhos vencedores da 4ª Mostra de Biomecânica:

1º Lugar - MPC: O Monitoramento da Postura da Coluna

O aplicativo possui tanto a versão para o paciente, quanto a versão para o profissional. O protótipo tem o objetivo de encontrar desvios posturais diários, para que possa ser feita a reeducação da postura do paciente com base nas informações obtidas e diminuir o risco de desenvolver patologias associadas à postura e, para isso tem o auxílio de uma fibra óptica que monitora a postura do paciente durante 24 horas. Após esse tempo, o aplicativo do profissional criará gráficos relatando sobre os desvios posturais que o paciente obteve durante o uso do material.

2º Lugar - Take Care:

Neste projeto, foi elaborado um Protótipo de um sensor localizado na pega da bengala, que é ativado com a pressão da mão do paciente sobre ele e é capaz de reconhecer a queda do indivíduo, através do impacto sofrido pela bengala em contato com o chão. Também foi desenvolvido um chip com memória capaz de registrar as características da marcha e assim colaborar para o tratamento do paciente, pois o profissional teria todos os dados relacionados à marcha, que podem ser visualizados através do gráfico presente no aplicativo do paciente.

3º Lugar - Tênis Soft Shock PRO: É um tênis indicado para as pessoas que tem esporão de calcâneo e tendinite, pois nele contém os eletroestimuladores TENS e FES que para essas patologias, fornecem o alivio da dor, colabora com o fortalecimento muscular e do tendão, além de ajudar a prevenir futuras entorses.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10665-4-mostra-de-biomecanica-do-curso-de-fisioter.html
Tags: UNISAGRADO, 4ª Mostra de Biomecânica, Fisioterapia