Trajetória atlética de docente de Engenharia Civil do UNISAGRADO é retratada em documentário

Intitulado "Utopia: Piscina dos Sonhos" o curta-metragem retrata o professor Dr. Norival Agnelli em sua carreira como nadador

O docente do curso de Engenharia Civil Dr. Norival Agnelli é o protagonista do documentário "Utopia: Piscina dos Sonhos" dirigido e criado por Alexandre Canda. Com estreia em 24 de maio de 2020, o curta-metragem retrata ao longo de 17 minutos a trajetória do nadador profissional que no ano de 2015 aos 65 anos atingiu a meta de 1.000 medalhas de natação.

O documentário foi elaborado durante três anos e acompanhou a partir do ano de 2015 diversas competições nacionais, com filmagens e entrevistas de ex-técnicos e amigos de natação de Agnelli. O conteúdo ainda contou com a participação do filósofo Mario Sergio Cortella e do astrounauta Marcos Pontes que refletiram acerca dos sonhos. "A palavra 'utopia' que dá nome ao curta-metragem é muito bem explicada pelo filósofo Mário Sérgio Cortella, que também participa desse documentário, ao dizer: 'utopia é a ideia do inédito viável, aquilo que ainda não é, mas pode vir a ser'", esclarece Agnelli.

Atualmente, o nadador possui 1.246 medalhas conquistadas ao longo de pouco mais de 60 anos, das quais destaca três como sendo as mais importantes. "Muitas das medalhas se revestem não do bronze, da prata ou do ouro, mas de lembranças e histórias de conquista, sendo três, talvez, as mais significativas: a primeira medalha conquistada na carreira, com 09 anos de idade; a medalha de campeão sul-americano, com 15 anos de idade; e a milésima medalha, já na categoria dos másters, com 65 anos de idade, quando me sagrei vice-campeão Pan-americano, na Colômbia", conta.

Durante o curta-metragem os sonhos e metas ganham destaque especial, sendo destacados como meios de conquistar os objetivos pessoais ou profissionais. Segundo o docente, "um sonho se transforma em meta quando assim desejamos e aí agregamos recursos e definimos os nossos passos para alcançar com serenidade tal objetivo. Creio que ao colocarmos objetivos na vida, o nosso cérebro processa a referida informação e nos dá condições físicas e emocionais para alcançar a meta desejada. Portanto, ter objetivos e se esforçar em alcançá-los é uma condição importante para se viver com mais saúde". Para o nadador, é essencial, ainda, compreendermos a importância de saber administrar as atividades cotidianas sejam profissionais, acadêmicas, sociais e de lazer. "Desde que saibamos administrar o nosso tempo, é possível realizar várias atividades, mas é necessário também saber conciliar e manter firme um tripé que com certeza nos leva pra frente: atividade física, atividade mental e atividade social.", expõe.

Existem diversas formas de registrar as conquistas no esporte, seja mediante galeria de medalhas e troféus, álbuns de fotos, recortes de jornais ou vídeos de entrevistas concedidas, entretanto, o curta-metragem pôde sintetizar a vida inteira de Agnelli dedicada ao esporte. "Considero um reconhecimento, ao qual sou imensamente grato, pela gentileza e seriedade com que construíram o documentário. Quero, nesse sentido, externar essa gratidão ao professor da área de Comunicações, Dr. Willians Ballan, que quis me presentear com um vídeo que tratasse da minha trajetória como atleta. Essa ideia, o professor Willians repassou aos cuidados do grande Cineasta Alexandre Canda que acabou transformando o que era um simples vídeo em uma grande produção para TV e Cinema. Ficam aqui então, os meus agradecimentos a esses dois gigantes da área de comunicações", expressa.

Mensagem especial para os estudantes

"A nossa vida é cercada de desafios, e só quem os enfrenta vence na vida. Quem vive na moleza, não se fortalece, e é esse olhar, com coragem, que eu sempre tenho passado aos meus alunos. Costumo dizer a eles que existem enfrentamentos fáceis e alguns muito difíceis. As coisas difíceis sempre acabam sendo resolvidas por alguém e, com certeza quem as resolve, cresce. Costumo dizer também que a gente deve respeitar os limites, porém limites podem ser ampliados, o que se consegue mediante dedicação, esforço e condicionamento. E, finalmente, para os meus alunos de Engenharia e Arquitetura sempre tenho dito que procurem projetar e construir a maior edificação da vida deles que é a construção do seu próprio interior. Lapidem, a cada dia, a pedra bruta que somos, sejam justos e busquem o melhor para a sociedade em que estão inseridos." – Norival Agnelli.

Assista o documentário "Utopia: Piscina dos Sonhos" na íntegra CLICANDO AQUI.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10660-trajetoria-atletica-de-docente-de-engenharia.html
Tags: UNISAGRADO, Norival Agnelli, Documentário, Natação