Palestra sobre política externa brasileira contou com participação do ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes

Mediada pela coordenadora do curso de Relações Internacionais, Prof.ª Ma. Karina Calandrin, a transmissão contou com reflexões sobre a atuação do Brasil durante a pandemia

O Curso de Relações Internacionais do UNISAGRADO realizou, no dia 01 de julho, uma palestra com o tema: "Política Externa Brasileira: considerações na atualidade". A transmissão foi ao vivo e contou com a presença do ex-ministro das Relações Exteriores e ex-Senador, Aloysio Nunes Ferreira. E teve o objetivo de refletir sobre a atuação do Brasil durante a pandemia e os desafios para a política externa do país.

A palestra foi transmitida pela plataforma Teams e disponibilizada estudantes de Graduação ou egressos, com foco nos alunos de Relações Internacionais, ao todo foram oferecidas 50 vagas. A coordenadora do curso de Relações Internacionais, Profa. Ma. Karina Stange Calandrin mediou a palestra junto ao docente Prof. Dr. Bruno Pasquarelli. O convidado pode expor suas impressões sobre a política externa e sobre o processo decisório da mesma, além de compartilhar seu conhecimento de ter atuado no maior cargo da diplomacia brasileira.

Calandrin explica a importância de refletir sobre o tema não só para os alunos de Relações Internacionais, mas para os estudantes de diversas áreas, já que a política externa possui um efeito direto na vida do cidadão. Além disso, garante que a presença do ex-ministro Aloysio Nunes foi de um valor imensurável para os participantes. "A política externa é muito importante para um país, uma vez que norteia como ele vai se posicionar no exterior. Historicamente, o Brasil era conhecido como um país que respeitava as organizações multilaterais e o direito internacional, sendo um ator importante no cenário internacional pela sua diplomacia e ações relacionadas ao respeito das instituições e promoção da cooperação internacional. Nos últimos dois anos, vemos um distanciamento desta postura tradicional da nossa chancelaria e, ainda, considerando a pandemia da COVID-19, nos preocupa que esse novo posicionamento possa nos afastar de antigos parceiros, tão importantes para o nosso comércio exterior e nossa economia, e também pensando em parcerias internacionais no combate ao vírus.", destaca.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10659-palestra-sobre-politica-externa-brasileira-c.html
Tags: UNISAGRADO, Palestra, Teams, Aloysio Nunes, Relações Exteriores