Egresso e estudante do UNISAGRADO vencem concurso cultural do FK Grupo

Henrique Arnoni formado em Design e Julia Pinho do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo foram os vencedores de suas categorias. Rafaella Cisneiro do mesmo ano de Arquitetura recebeu a menção honrosa

O egresso do curso de Design Henrique Gil Arnoni e a estudante do nono semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo Julia Cavalheiro Pinho foram os vencedores do 1º Concurso cultural de turmas de Design e Arquitetura do FK Grupo S.A. Além disso, a estudante Rafaella Bruno Cisneiro recebeu a menção honrosa no concurso. A iniciativa visava proporcionar aos estudantes experiências reais do mercado de trabalho, seja com o desenvolvimento de novos produtos ou com o Design de interiores para projetos corporativos.

A abertura do concurso foi no dia 01 de outubro de 2019, sendo divido em duas categorias, Design que propôs que os participantes utilizassem criatividade e técnica para o reaproveitando de chapas em aço e alumínio; e de Arquitetura com o desafio de ambientar um espaço de showroom utilizando os produtos da marca. O resultado divulgado no dia 19 de junho de 2020, foi escolhido através do voto direto da banca julgadora do FK Grupo composta por profissionais de diferentes áreas da empresa – comercial, direção, produto e marketing.

A motivação de Pinho para participar do concurso teve grande influência através da visita técnica à fábrica da Frisokar em Bariri/SP promovida pela coordenadora do curso Prof.ª M.ª Tatiana Ribeiro de Carvalho Luppi em setembro de 2019. "Nessa visita, pudemos conhecer melhor a empresa e seus produtos, bem como sua visão inovadora e diferenciada para o ramo da Arquitetura e Design. Em outubro do mesmo ano recebemos a informação da abertura do Concurso Cultural e fiquei muito interessada pela ideia, pois seria uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação e vivenciar, também, os desafios do mercado de trabalho", conta.

Arnoni também se motivou através da visita técnica, mesmo estando em um período de provas e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Durante a visita pude conhecer todo o processo de desenvolvimento dos produtos. Fiquei impressionado com a magnitude da Frisokar e me identifiquei com a linha de pensamento da empresa! Foi uma soma entre a identificação e a possibilidade de solucionar o problema do descarte de matéria prima, ou seja, executar Design, que é solucionar problemas. Entretanto, foi um grande desafio na época, pois estávamos em temporada de provas e também chegando perto da data limite do querido TCC", comenta.

O projeto vencedor desenvolvido pela estudante trata-se de um showroom da empresa que foi dividido em três ambientes com funcionalidades distintas, mas unificados através do mobiliário e pela pintura nas paredes. "O primeiro ambiente serviria como recepção e área de espera, o segundo como um espaço de lazer/descanso e pequenas refeições, enquanto o terceiro um ambiente de debates e discussões de ideias. A opção por um layout aberto tem como estratégia a priorização da comunicação entre os indivíduos, quebrando as barreiras físicas e servindo como espaços integrados de convivência, mesmo tendo objetivos diferentes em cada um deles. A cor escolhida para as pinturas nas paredes foi o vermelho, uma vez que ela está presente na comunicação visual da marca F.WAY e, de acordo com a Psicologia das cores, provoca no cérebro estímulos que aumentam a energia, incentivam ações e trazem confiança para as pessoas, aspectos muito bem vindos num ambiente de trabalho", esclarece Pinho.

O Designer desenvolveu a Luminária "Lumos" elaborada com aparas de chapas de aço excedentes dos processos industriais da empresa. Seu projeto foi orientado pela Professora Dra. Mariana Menin, além das importantes considerações realizadas pelos docentes Dr. João Marcelo Soares e Dra. Sileide Paccola. "Lumos é uma peça versátil e sofisticada inspirada no Design Nórdico, que pode se adequar a funções variadas dependendo de sua forma de utilização. Ela conta com apenas dois materiais: aço e madeira. Seu nome é uma adaptação da palavra 'lumen', que significa 'luz', dando origem ao adjetivo 'luminosus' (luminoso)", explica Arnoni.

Todo o conhecimento técnico e prático adquirido ao longo do curso foi fundamental para o desenvolvimento do projeto apresentado pela estudante, assim como o incentivo de sua professora. "Sem a ajuda do corpo docente do UNISAGRADO, em especial a professora Tatiana, bem como a oportunidade oferecida pela empresa Frisokar, nada disso seria possível. Portanto, meus sinceros agradecimentos a eles. Tenho essa conquista como um sinal de que estou no caminho certo, colhendo os frutos da minha dedicação. Além disso, certamente contribuirá ainda mais para meu currículo, se tornando um diferencial que pode abrir portas e trazer outras oportunidades profissionais!", pontua Pinho.

Assim como Pinho, o egresso acredita no peso significativo da premiação para a sua carreira profissional, uma vez que, demonstra sua capacidade multidisciplinar no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de projetos na área gráfica quanto de produtos, visto que, os profissionais da área estão chegando ao mercado de trabalho cada vez mais competentes, o que aumenta a concorrência. "Estou muito feliz com o resultado e muito grato aos professores e amigos que me deram apoio moral e técnico, assim como a Frisokar por fazer essa ponte entre os universitários e o mercado de trabalho! Espero ser um exemplo para os próximos futuros designers!", destaca.

Confira os Projetos na íntegra:

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/site/conteudo/10655-egresso-e-estudante-do-unisagrado-vencem-con.html
Tags: UNISAGRADO, Concurso, Design, Arquitetura e Urbanismo, FK Grupo