Facebook Pixel Fallback

Seminário do PIBID e da Residência Pedagógica - 2019




O evento

As Coordenações Institucionais do PIBID/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/UNISAGRADO convidam os Bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica a participarem do II Seminário Institucional do PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UNISAGRADO, a ser realizado no período de 05 E 06 de dezembro de 2019, nas dependências do Campus do Centro Universitário Sagrado Coração –UNISAGRADO. O evento tem por objetivo: • Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vinculadas ao Pibid; • Proporcionar divulgação dos resultados das ações desenvolvidas pelos Bolsistas do Programa Residência Pedagógica; • Possibilitar o exercício de experiências didáticas e aperfeiçoar a habilitação de docentes para a Educação Básica; • Socializar as experiências vivenciadas nos programas institucionais.

Período

05 e 06/Dezembro/2019

* Data limite para inscrições: 25/11/2019


Programação


OFICINA - EMPATIA NA PRÁTICA: JOGOS DE COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA COMO ESTRATÉGIA PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Palestrante: Gilson Rodrigo Carraro - Trainer (2019), Coach Infantojuvenil, parental e escolar (2018), Especialista em Yôga para Crianças com a metodologia Yôga com Histórias (2017), Pós-graduado em Gestão Educacional (2017), em Educação Especial e Inclusiva (2016), em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2012), em Pedagogia do Teatro e da Dança (2010), graduado em Pedagogia (2013), em Letras Português - Inglês (2008), habilitado em Magistério (2003), 10 anos de experiência em docência, atuando como professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil, 1 ano de experiência em escola bilíngue com metodologia canadense, 4 anos como Dirigente de Educação e Cultura do Município de Arealva (SP). Criador do Instituto EuSoul que oferece workshops e palestras para alunos, famílias, profissionais da educação com temas relacionados à formação docente, ensino e aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento infantil, através dos pressupostos da Psicologia Positiva, Comunicação Não-violenta, Terapia Cognitivo Comportamental e Inteligência Emocional. Ator, diretor teatral, contador de histórias, apresentando-se em escolas e eventos culturais de várias cidades da região. Escritor, tendo publicado o livro ;Respira, Shom! pela Editora Gulliver. Atualmente é Diretor de Escola na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, na cidade de Bauru (SP). 
Horário: Das 19h30 às 21h30
Local: E-102
Vagas: 60

OFICINA - OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO PARA EDUCADORES: A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Palestrante: M.ª Juliana Abra - Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP na área de "Música, Cultura e Sociedade" com bolsa CAPES. Bacharel em piano pela USC (Bauru), onde obteve bolsa de Iniciação Científica pelo CNPq/PIBIq. É pesquisadora do CDMC (Coordenação de Documentação de Música Contemporânea) da UNICAMP na linha de pesquisa da música contemporânea brasileira. Atualmente é tutora virtual do curso de Educação Musical a Distância da UFSCar e professora particular de piano, canto e teoria musical. Ministra também oficinas na área da educação e iniciação musical. Atuou na supervisão técnica e pedagógica em canto coral, piano, teoria e iniciação musical no Projeto Guri . Foi professora em escolas de música e de ensino infantil e fundamental de Bauru e região, sendo, inclusive, professora bilíngue (inglês). Áreas de interesse: Musicologia; Teoria e Análise Musical; Música Brasileira; Música pós-tonal; História da música; Pedagogia do Piano e Educação Musical. 
Horário: Das 19h30 às 21h30
Local: E-104
Vagas: 60


PALESTRA - ANSIEDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO
Palestrante: M.ª Ana Carla Vieira Ottoni - Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Atuou como psicóloga escolar no Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) da APAE de Bauru. Atualmente trabalha como docente do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO/Bauru) e coordena a Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia. Tem interesse nas áreas de Análise Aplicada do Comportamento, Inclusão Educacional, Educação Sexual e Psicologia Escolar Educacional.
Horário: Das 17h30 às 18h30
Local: Auditório Clélia Merloni
Vagas: 232

Apresentação de trabalhos

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÔES DE TRABALHOS - Clique aqui.

I. Informações do trabalho
1. Data limite para submissão: 25/11/2019
2. Título
3. Área (áreas que se designa o trabalho):
Programa de Iniciação à Docência (PIBID)
Programa Residência Pedagógica
4. Nome do autor: Não há limite de trabalhos por autor
5. Coautores: Não há limite de coautores para o trabalho
6. Resumo
7. Palavras Chave
8. Categorias:
Apresentação Oral
9. Anexo (opcional)

Modelo para submissão de Resumo Expandido - Clique Aqui!

Formatos aceitos:
.doc
.docx
10. E-mail que receberá os aviso de submissão de trabalhos: ketilin.pedro@usc.br 
rosilene.bombini@usc.br 


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Contato

Dra. Ketilin Mayra Pedro
E-mail: ketilin.pedro@usc.br
Dra. Rosilene Frederico Rocha Bombini
E-mail: rosilene.bombini@usc.br

Mais informações:
Coordenadoria Geral de Extensão
Fone: (14) 2107-7324 / 7398
E-mail: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/seminario-pibid-residencia-pedagogica



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro