Semana de estudos para os professores da USC tem início na próxima segunda

Docentes vão se preparar para o início do ano letivo participando de palestras e oficinas sobre o tema “Aprendizagem Ativa e Metodologias Inovadoras”

SECODA Universidade do Sagrado Coração (USC) realizará, entre os dias 18 e 25 de janeiro, a 41ª Semana de Estudos do Corpo Docente (SECoD). O evento tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão a respeito da prática docente, contribuindo, desta maneira, para a formação continuada dos professores. Reuniões particulares de cada curso, apresentação do planejamento do ano letivo, entre outras atividades, também fazem parte da programação.

O tema desta edição, “Aprendizagem Ativa e Metodologias Inovadoras”, traz à tona uma proposta de trabalho a se desenvolver dentro e fora das salas de aula, tratando o estudante como protagonista do conhecimento e do processo de aprendizagem. “A intenção é estimular o aluno a construir suas próprias metodologias”, comenta Prof.ª Dra. Rosilene Rocha Bombini, coordenadora pedagógica da USC.

O evento contará com três oficinas on-line, que contemplam o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, visando discutir as consequências dos comportamentos humanos sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, tendo como base a Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, além de questões práticas como, por exemplo, elaboração de avaliações, utilização de filmes como recurso pedagógico etc.

Já as oficinas presenciais serão realizadas de 19 a 21 de janeiro, nos períodos da manhã e tarde, abordando assuntos referentes à Plataforma Moodle, lousa digital, mapas conceituais e organização de eventos.

A principal palestra do evento fica por conta da Prof.ª Dra. Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, do Laboratório de Metodologias Ativas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Universidade que possui experiência significativa no tema do evento, sendo referenciada, inclusive, por suas parcerias com Instituições estrangeiras. Nessa palestra, os professores estão convidados a trazer um equipamento com acesso à internet, como tablets ou smartphones, para interações on-line durante a atividade.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/semana-de-estudos-para-os-professores-da-usc-tem-inicio-na-proxima-segunda