Facebook Pixel Fallback

Projeto Rondon – Operação Guararapes

Estudantes retornaram de Palmeirina (PE) com a bagagem cheia de aprendizados além da sala de aula, alegrias, contato com uma cultura diferente e sentimento de missão cumprida



Oito estudantes e dois professores da Universidade Sagrado Coração participaram, de 18 de julho a 2 de agosto, do Projeto Rondon – Operação Guararapes, no município de Palmeirina (PE). Aprendizados além da sala de aula, alegrias, contato com uma cultura diferente e sentimento de missão cumprida foram os ingredientes principais no desenvolvimento de um projeto que estimulou os estudantes para que trabalhassem em prol de uma sociedade mais justa e humana.

A equipe usqueana foi composta pelos estudantes Alessandro Domingues Heubel (Fisioterapia), Aline Del Nero Fragoso Fernandes da Costa (Psicologia), Caroline de Matos Lourenço (Farmácia), Fernanda Araújo Martelozo (Terapia Ocupacional), Flávio Luís Fogueral (Jornalismo), Leonardo Augusto Vanzelli (Artes Cênicas), Raphaela Christina Silva de Lima (Nutrição) e Willian Nícolas Varella (Geografia). A orientação e supervisão das atividades ficou por conta dos professores M.e Dorival José Coral, Coordenador Geral de Extensão da Universidade e da Esp. Penélope Santos, coordenadora do curso de Relações Públicas. As atividades rondonistas foram desenvolvidas em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (INFISUL de Minas), campus Inconfidentes.

Para Aline, dentre as atividades ministradas pelo grupo, o que chamou sua atenção foi a oficina de Inclusão Escolar que contou com a participação de mais de 100 professores do município. “Foi fantástico, pois as pessoas não tinham uma visão clara sobre o assunto. Os professores gostaram e tiraram dúvidas conosco”, comenta.

As ações voltadas para a área da saúde também foram lembradas pelo grupo. “Conversamos com o Secretário Municipal de Saúde e desenvolvemos ações no Posto de Saúde da cidade. Calculamos o Índice de Massa Corporal (IMC) e descobrimos que das 200 pessoas que atendemos, mais da metade está com sobrepeso e pressão arterial elevada”, conta Alessandro Domingues Heubel. Com estes dados alarmantes, os estudantes pretendem realizar um relatório e enviar para o setor de saúde de Palmeirina (PE), com a finalidade de orientá-los no desenvolvimento de atividades que sensibilizem a população e reduzam este índice.

Os munícipes ainda puderam contar com ações que envolveram assuntos relacionados às áreas de artes, desenvolvimento social, culinária, alimentação, sustentabilidade e educação ambiental. Todas desenvolvidas pelos rondonistas com o apoio dos professores e que deixaram a certeza de que com pouco se faz muito. “Se eu pudesse resumir o Projeto Rondon – Operação Guararapes em uma palavra, seria despertar, pois lá percebemos que as pessoas com o pouco que tem sobrevivem e são muito felizes. Além disso, com pequenas ações é possível mudar a vida de muita gente”, diz Raphaella.

O Projeto Rondon ainda deixou marcas que jamais serão apagadas das memórias dos estudantes. “Construímos amizades durante o projeto que valerão por toda a vida. São pessoas vibrantes, acolhedoras, sinceras e de coração. Em duas semanas formamos uma nova família e ganhamos irmãos”, se emociona Leonardo Augusto Vanzelli.

 

Missão na Ilha de Marajó

Quem também embarcou para uma importante missão foi a estudante do curso de Odontologia, Luana Ribeiro. A jovem participou de uma ação da Marinha do Brasil no Pará, o Projeto ACISO (Ação Cívico – Social) na Ilha de Marajó.

Luana atendeu comunidades carentes, realizando todos os procedimentos odontológicos necessários para garantir a saúde bucal da população. “Trabalhamos, eu e mais 4 estudantes de Odontologia e 3 dentistas da Marinha, proporcionando atendimento de qualidade para a população. Chocou muito a situação que encontramos a maioria das comunidades pelas quais passamos, pois são pessoas que nunca foram ao dentista. Com tudo isso, tivemos a certeza que o pouco que ajudamos já foi de grande valia”, conta.

O Projeto ACISO atendeu mais de 800 pessoas e distribui cerca de 1200 kits com escova e pasta de dente, além de fornecer orientações sobre higiene bucal. “Tudo isto só me fez gostar ainda mais da minha profissão e ver que posso ajudar a mudar a vida das pessoas”, reflete.

Você também pode ser um rondonista!

A Universidade Sagrado Coração está com as inscrições abertas, de 18 a 21 de agosto, para o Projeto Rondon – Operação Porta do Sol, que será realizado na cidade de Bananeiras (PA), nos meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Para saber mais acesse o link: /projetorondon_portadosol/


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/projeto-rondon-operacao-guararapes



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro