Facebook Pixel Fallback

Professora da USC publica artigo em revista científica internacional

A Dra. Rita Luiza Peruquetti teve artigo aceito em revista internacional de grande relevância para a área



Prof. Dr. Ricardo Orozco Solis (primeiro da esquerda para a direita em pé), Prof. Dr. Paolo Sassone-Corsi (terceiro da direita para a esquerda em pé) e ao seu lado a Prof.ª Dra. Rita Luiza Peruquetti, junto a integrantes do laboratório do Prof. Dr. Paolo Sassone-Corsi.

Recentemente, a Prof.ª Dra. Rita Luiza Peruquetti, do Programa de Mestrado em Odontologia, área de concentração Saúde Coletiva, da Universidade do Sagrado Coração (USC), publicou o artigo “O Clock Circadiano na Região Ventromedial do Hipotálamo Controla o Gasto de Energia Cíclico” (The Circadian Clock in the Ventromedial Hypothalamus Controls Cyclic Energy Expenditure), na revista Metabolismo Celular (Cell Metabolism).

O artigo foi resultado da colaboração com o Prof. Dr. Ricardo Orozco Solis, pesquisador do Instituto Nacional de Medicina Genómica (INMEGEN), no México, durante o período em que a professora realizou seu pós-doutorado no Laboratório do Prof. Dr. Paolo Sassone-Corsi, na Universidade da Califórnia Irvine (UCI), no Centro para Epigenética e Metabolismo.

Neste trabalho, a professora realizou experimentos que permitem demonstrar a existência de uma região específica no hipotálamo, que controla toda a metabolização de nutrientes para obtenção de energia no organismo. Essa região consegue fazer com que o corpo gaste mais energia em forma de calor e não acumule tantas calorias, sob a forma de gordura, podendo combater os efeitos da obesidade. Também pode ser regulada pelos ciclos de claro e escuro do ambiente e pelos hábitos de alimentação. Portanto, ter uma rotina de sono adequada e horários regrados para ingestão de alimentos podem também fazer o corpo queimar mais energia liberando mais calor e acumulando menos gordura corporal. É um passo importantíssimo para a melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na obesidade, que atualmente é uma epidemia mundial.

A revista na qual o artigo foi publicado, tem um fator de impacto (FI) de 17,57. O FI é uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. É empregado frequentemente para avaliar a importância de um dado periódico em sua área, sendo que aqueles com um maior FI são considerados mais importantes do que aqueles com um menor FI. O fator de impacto (FI) é um critério que varia entre 0 e 30, porém em 2012 apenas 158 revistas tiveram um FI igual ou superior a 10, o que representa 1,9% das revistas no topo do ranking do FI. “Como as revistas com maiores FI são mais escassas e mais exigentes nos critérios de aceite de publicações, somente uma pequena porcentagem de pesquisadores conseguem publicar artigos neste grupo de revistas, o que torna essa publicação uma excelente conquista”, conta Rita.


Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/professora-da-usc-publica-artigo-em-revista-cientifica-internacional



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro