Professor e egressa da USC desenvolvem pesquisa sobre espécies de caranguejos

O Dr. William Santana e a bióloga Jéssica Colavite estão desenvolvendo estudos comparativos entre a fauna de crustáceos da região do Caribe e do Atlântico Sul Ocidental. O trabalho teve início em agosto deste ano e ainda está em andamento

O Prof. Dr. William Santana da Pós-Graduação e a egressa do curso de Ciências Biológicas, Jéssica Colavite, da Universidade Sagrado Coração (USC) estiveram, durante o mês de agosto, na Universidad de Oriente (Venezuela), realizando um trabalho em colaboração  pesquisa sobre  espécies de caranguejos marinhos do Brasil e do Caribe. O estudo está sendo realizado na Isla Margarita, Isla de Coche e Isla Cubagua. Estas ilhas se localizam na parte sul do Mar do Caribe, próximas a costa venezuelana.

O projeto realizado por William e Jéssica consiste na comparação entre as espécies de caranguejos da área do Caribe e do Atlântico Sul Ocidental. O trabalho ainda está em andamento até o ano de 2015 e já tem previsão de continuação, pois as diferenças encontradas entre as espécies foram consideráveis para o estudo. “Quando o estudo estiver pronto, teremos uma noção das diferenças que existem entre a fauna caribenha e brasileira para o grupo de caranguejos que estamos analisando, os caranguejos-aranha”, comenta o professor. Além disso, a colaboração entre a USC e a Universidad de Oriente tem papel fundamental na troca de experiências e conhecimento entre professores e estudantes das duas Instituições.

Sobre a relevância do estudo e sua importância para a USC e para a Universidad de Oriente, William pontua que são, principalmente, para a conservação da biodiversidade. “Qualquer passo a respeito deste assunto é importante, uma vez que tomamos ciência das espécies que temos e sua conservação”, frisa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/pesquisa-sobre-especies-de-caranguejos