UNISAGRADO: parcerias com empresas impulsionam inovação e desenvolvimento regional

Por meio da Extensão, é promovido o aprendizado e sucesso mútuo entre estudantes e organizações

Na atualidade, a colaboração entre empresas e instituições de ensino superior tem se tornado cada vez mais relevante. Essa parceria estratégica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de conhecimento, competências e habilidades dos estudantes, bem como na busca de soluções inovadoras e sustentáveis para as demandas do mercado de trabalho. O UNISAGRADO destaca-se nestas ações, estabelecendo parcerias significativas com empresas e obtendo resultados positivos.

A iniciativa para a busca de parcerias para o desenvolvimento de ações extensionistas surgiu por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Pastoral Universitária, no ano de 2022, com o processo de curricularização da extensão. O principal objetivo destas visitas às empresas é fortalecer o compromisso da Instituição em dialogar com as necessidades das organizações, compreender as expectativas do mercado de trabalho em relação aos egressos e, a partir disso, desenvolver estratégias para aprimorar o conhecimento, as competências e as habilidades dos estudantes durante a Graduação.

Para a Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes, Pró-Reitora de Extensão e Pastoral Universitária e para José Augusto Magalhães, coordenador de Extensão, esta aproximação entre Instituições de Ensino Superior e as empresas é uma prática comum nos países líderes em inovação e tecnologia. “Por meio dessa parceria, docentes e discentes têm a oportunidade de trabalhar com problemas reais, promovendo um processo ensino-aprendizagem baseado em propósitos claros, o que permite um envolvimento significativo de todos”, destacam os profissionais.

Benefícios para todos os envolvidos

As parcerias estabelecidas trazem vantagens para os envolvidos, tanto de forma direta como indiretamente. Os professores, por exemplo, têm a oportunidade de oferecer aos estudantes situações reais, o que se torna uma estratégia inovadora e importante no processo de ensino-aprendizagem.

Os estudantes, por sua vez, têm a chance de aplicar seus conhecimentos, habilidades e competências no ambiente de trabalho, integrando teoria e prática de forma concreta, tornando a aprendizagem dinâmica e prontamente aplicável. Além disso, para aqueles que se destacam, a parceria oferece oportunidades de emprego e ampliação da rede de contatos, uma vez que as lideranças têm a oportunidade de identificar jovens talentos e investir em suas carreiras.

Já para as empresas, este diálogo favorece a busca por soluções e novas estratégias para atender às demandas do mercado, impulsionando a agilidade e a sustentabilidade nas respostas encontradas.

Desafios e soluções

Para a Extensão, um dos principais desafios nesta dinâmica, é acompanhar as constantes necessidades de atualização do mercado. “No entanto, o diálogo contínuo e a flexibilidade de todos os envolvidos são essenciais para superar essas barreiras e estabelecer uma relação próxima e produtiva. É necessário que tanto as empresas quanto as instituições de ensino estejam dispostas a pensar e agir de forma inovadora, reconhecendo os benefícios mútuos proporcionados pela integração entre o setor empresarial e o ensino superior”, pontua Saes e Magalhães.

Resultados e conquistas

O UNISAGRADO já obteve diversas conquistas a partir da parceria com as empresas de Bauru e Região. “Estudantes foram contratados antes mesmo de concluírem a graduação, projetos foram desenvolvidos para atender às demandas específicas das organizações e colaboradores e empresários estiveram presentes em atividades internas da instituição, como palestras, workshops, oficinas e mentorias de projetos”, afirma a Extensão.

Essas conquistas demonstram o impacto positivo da colaboração entre o UNISAGRADO e as empresas parceiras. “Por meio de estudos e pesquisas realizados pelas instituições de ensino, é possível oferecer melhorias nos bens e processos existentes, desenvolver novos produtos e apresentar estratégias mais ágeis, visando soluções viáveis e sustentáveis que atendam às necessidades econômicas e ambientais”, pontua Saes e Magalhães.

Por isso, a parceria entre empresas e instituições de ensino, como no caso do UNISAGRADO, tornou-se essencial na contemporaneidade. Essa colaboração proporciona uma formação acadêmica mais completa e alinhada às necessidades do mercado de trabalho, além de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.

Empresas parceiras da Extensão em 2023

Wise Madness
Zoo Bauru
Zopone Engenharia

Conheça mais parcerias da Graduação para realização de estágios obrigatórios e não-obrigatórios – Clique aqui!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/parcerias-empresas-e-instituicoes-de-ensino-na-atualidade
Tags: UNISAGRADO, Extensão, Parcerias, Empresas, Mercado de trabalho