MEC divulga indicador de desempenho do ensino superior

USC está na 13ª posição do ranking das melhores universidades particulares do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos), indicador utilizado para acompanhar o desempenho do ensino superior. A Universidade Sagrado Coração (USC) manteve sua nota 4, foi confirmada como instituição de excelência  e garantiu a 13ª posição no ranking das melhores universidades particulares do Brasil e a 68ª dentre as melhores universidades em geral, públicas e particulares. O ranking conta com 94 universidades avaliadas.

Para ser considerada de excelência, uma instituição de ensino superior precisa atingir as faixas 4 e 5 no IGC, em uma escala que vai de 1 a 5. As avaliações, recentemente divulgadas, são referentes ao ano de 2013.

Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o índice leva em consideração a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito preliminar de Cursos (CPC) e da nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado).

Odontologia em destaque

Juntamente com o IGC, o MEC divulgou o resultado do CPC e a USC entrou novamente em destaque com o curso de Odontologia, que também obteve nota 4. O CPC é calculado no ano seguinte ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e tem como base a avaliação de desempenho de estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Para a Reitora Irmã Susana de Jesus Fadel, os últimos dias têm sido de boas notícias e de bons resultados. “Ficamos satisfeitos com os resultados positivos das avaliações.  Mais uma vez é possível perceber os reflexos de um trabalho sério e comprometido com a formação de profissionais críticos, reflexivos e bem preparados. Os resultados nos motivam a continuar sendo e fazendo o melhor que podemos em nossa missão tão legítima de formar líderes com coração”, completa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/mec-divulga-indicador-de-desempenho-ensino-superior