Grupo da USC está de malas prontas para participar do Projeto Rondon – Operação Guararapes

Já está tudo preparado para que oito estudantes e mais dois professores da Instituição embarquem nesta quinta-feira (17) com destino ao município de Palmeirina (PE). Lá desenvolverão atividades ligadas à cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde

Oito estudantes e dois professores da Universidade Sagrado Coração (USC) partirão nesta quinta-feira (17) para o município de Palmeirina (PE), onde participarão do Projeto Rondon – Operação Guararapes, de 18 de julho a 2 de agosto, desenvolvendo oficinas nas áreas de saúde, artes, desenvolvimento social, inclusão social, culinária, alimentação, sustentabilidade e educação ambiental.

A equipe desta vez é composta pelos estudantes Alessandro Domingues Heubel (Fisioterapia), Aline Del Nero Fragoso Fernandes da Costa (Psicologia), Caroline de Matos Lourenço (Farmácia), Fernanda Araújo Martelozo (Terapia Ocupacional), Flávio Luís Fogueral (Jornalismo), Leonardo Augusto Vanzelli (Artes Cênicas), Raphaela Christina Silva de Lima (Nutrição) e Willian Nícolas Varella (Geografia). A orientação e supervisão das atividades ficou por conta dos professores M.e Dorival José Coral, Coordenador Geral de Extensão da USC e da Esp. Penélope Santos, do curso de Relações Públicas.

Mais que uma viagem, o Projeto Rondon estimula o estudante a trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e humana. É coordenado pelo Ministério da Defesa e trabalha a integração social, envolvendo a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. “Temos que agradecer a Universidade por nos proporcionar este momento. Só chegamos até aqui, pois a Universidade correu atrás e foi selecionada dentre inúmeras de todo o Brasil”, comenta Aline Del Nero Fragoso Fernandes da Costa.

Dorival explica que o diferencial para quem participa deste tipo de ação é a parceria desenvolvida entre Instituições de Ensino Superior. “Em todas as operações, são escolhidas duas IEs para a proposta de trabalho que abrangem os temas que serão desenvolvidos com a população local. No caso da USC, desenvolveremos trabalhos em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (INFISUL de Minas), campus Inconfidentes”, diz.

Já Penélope fala que a experiência será muito rica na parte da convivência. “Nestes 15 dias de projeto seremos uma família, por isso a importância de conviver uns com os outros”, comenta.

Para enviar os estudantes na missão e desejar um boa viagem, a Universidade organizou na tarde desta quarta-feira (16) um momento de reflexão com os rondonistas, seus pais e familiares. Na ocasião, a Irmã Carina Cássia de Souza, coordenadora da Pastoral da Universidade (PdU), entregou a todos um chaveiro com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, para que os estudantes possam levá-lo durante a viagem e lembrar da USC e de todos os seus familiares que ficarão aqui na região, torcendo pelo bom êxito do desenvolvimento das atividades.

Alguns pais também manifestaram a satisfação e orgulho pela oportunidade que seus filhos estão tendo. “Temos muito orgulho de todos os estudantes, pois vão ensinar e aprender junto com a população de Palmeirina”, diz, emocionada, a senhora Aparecida de Matos Lourenço, mãe de Caroline.

Na Ilha de Marajó

Junto ao grupo de rondonistas, a estudante Luana Ribeiro, do curso de Odontologia, também recebeu o envio para a sua missão na Ilha de Marajó (PA). Luana embarcará na próxima sexta-feira (18) para uma ação da Marinha do Brasil no Pará, o Projeto ACISO (Ação Cívico – Social) na Ilha de Marajó e vai atender comunidades carentes, realizando todos os procedimentos odontológicos necessários para garantir a saúde bucal da população.

Luana foi escolhida para participar da ACISO quando o Sargento responsável pela ação entrou em contato com a USC solicitando um estudante da área de Odontologia. “Fui selecionada, pois já morei no Pará e tenho experiência com as comunidades ribeirinhas, que são o foco das nossas ações”, comenta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/grupo-da-usc-esta-de-malas-prontas-para-participar-projeto-rondon-operacao-guararapes