“Fraternidade: Igreja e Sociedade” é o tema da tradicional Via Sacra da USC neste ano

Morte e ressurreição de Jesus Cristo serão retratadas nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril

A Universidade Sagrado Coração (USC) apresentará nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril sua tradicional Via Sacra, encenada pelos estudantes do curso de Artes Cênicas da Instituição. Nesta edição, o espetáculo “Autores da Paz” retratará os últimos passos de Jesus Cristo, contemplando o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, que faz jus à Campanha da Fraternidade 2015, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período de quaresma da Igreja Católica.

Em meio à morte e ressurreição de Cristo, a peça teatral mostrará a história de um grupo de pessoas que redige um documento, descrevendo os problemas enfrentados na cidade fictícia “Beira do Fim”, que não por acaso, são os mesmos enfrentados atualmente por cidadãos de todo o país. A aventura levará personagens e espectadores a um momento de reflexões e descobertas.

Todos os estudantes do curso de Artes Cênicas estão envolvidos no espetáculo, nas mais variadas funções: atuação, sonoplastia, produção, maquiagem, confecção de adereços, etc. São inúmeros detalhes, que exigem a participação integral de todos. Novidades também farão parte da peça: a diretora do espetáculo, Prof.ª Esp. Giovana Gobeth, já adianta que, nesta edição, a composição dos anjos deixou de lado as tradicionais figuras leves e serenas para dar lugar a guerreiros. “Os anjos – representados como defensores do bem – serão figuras fortes e cheias de energia. Inspirados em São Miguel Arcanjo, trarão adereços como espadas e armaduras”. Cenas extremamente bem elaboradas irão compor o núcleo contemporâneo. “Será tudo muito dinâmico, vivaz e cheio de críticas sociais”, comenta Prof.ª Giovana.

Texto e Direção: Prof.ª Esp. Giovana Gobeth

Assistente de Direção: Julio Zaicoski

Assistente de Direção do Núcleo Contemporâneo: Letícia Ravanini

Jesus (menino): Pedro Motta Popoff

Jesus (adolescente): João Pedro Quirino

Jesus (adulto): Mateus Zayit

Maria: Maria Mayara

João Batista: Marcelo Laurisson

Judas: Daniel Christianini

Pedro: Johnny Faustino

João: Lauan Guilherme

Maria Madalena: Taiane Alves

Verônica: Yholanda Garcia

Pilatos: Rodrigo Garcia

Mulher de Pilatos: Renata Souza

Serva de Pilatos: Mariana Neves

Barrabás: Pedro Vilas Boas

Dançarina das Bodas de Caná: Vivian da Matta

Apóstolos: Daniel Christianini, Felipe Lima, Johnny Barbosa, José Augusto Rodrigues, Lauan Guilherme, Lucas Franchi, Luiz Eduardo Dias, Osmar Nunes, Pedro Pandolfi, Sandro Leite e Valdir Moreira

Tentações: Aline Menezes, Hellen Frezatti e Larissa Capinzaiki

Anjos: Eduardo Almeida, Guilherme Azeituno, Isabela Melo, Marli Garcia, Rose Oliveira, Robson Camargo, Jennifer Lopes, João Tadeu César, Lunara Al-Ahj, Letícia Ravanini, Jovana Caroline e Suely de Oliveira

Demônios: Andressa de Lima, Bárbara Ribeiro, Bianca Fumes, Deborah Sales, Felipe Guimarães, Gislaine Santos, Isaías Gama, Marcos Almeida, Maria Fernandes, Mika Fernanda e Sabrina Barroso

Soldados: Felipe Lima, Lucas Franchi, Luis Eduardo Dias e Pedro Pandolfi

Mulheres de Jerusalém: Amanda Gabriely, Amanda Merthan, Ariane Oliveira, Camila Pergentino, Fabiana Navarro, Júlia Zabeu, Júlia Fernandes, Kethlin Iara, Luana Vieira, Marcela Galan, Vitória Nascimento, Mayara Ramos e Tainara Hubach

Núcleo Contemporâneo: Amanda Rosalin, Bruna Mesquita, Edna Godinho, Guilherme Junior, Kauana Gouvea, Mirele Xavier, Raphael Alkamim, Sidney de Jesus e Wendel Magalhães

Participação Musical: Bárbara Morales

Coro cênico: Amanda Gabriely, Amanda Merthan, Ariane Oliveira, Camila Pergentino, Fabiana Navarro, Felipe Lima, Johnny Faustino, José Augusto Rodrigues, Júlia Zabeu, Júlia Fernandes, Kethlin Iara, Luana Vieira, Lucas Franchi, Luiz Eduardo Dias, Marcela Galan, Vitória Nascimento, Mayara Ramos, Osmar Nunes, Pedro Pandolfi, Sandro Leite e Tainara Hubach

Coro Musical: Alunos do 1º ano de Artes Cênicas, 1º e 3º anos de Música

Preparação Corporal (Anjos e Demônios/Coro): Prof.ª Esp. Flávia Hiroki

Sonoplastia e Preparação Vocal: Prof. Dr. Irandi Daroz

Sonoplastia e Operação de Som: Amandda Marar

Iluminação: José Moreira Neto

Figurinos e Adereços: Lucas Toddy

Produção: Prof.ª M.ª Marly Bonome, Guilherme Venâncio, Karla Ataíde, Lucas Toddy, Monique Sinhorini, Priscila Galani, Rodrigo Nizan e Tiago Silvestre

Maquiagem: Miriellen Dolvick

Coordenação do Curso de Artes Cênicas: Prof.ª M.ª Valéria Biondo

Diretora do Centro de Ciências Humanas: Prof.ª M.ª Eveline Ignácio Silva

Serviço

A tradicional Via Sacra da USC será nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril (segunda, terça e quarta-feira) às 20h30, no Teatro Veritas. Neste ano, para assistir à encenação da Via Sacra, será necessário realizar a retirada prévia do convite, doando uma peça de roupa em boas condições, na Central de Eventos da USC. Informações pelos telefones (14) 2107-7030 / 7039. A USC fica na Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil, Bauru – SP.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/fraternidade-igreja-e-sociedade-e-o-tema-da-tradicional-via-sacra-da-usc-neste-ano