Estudantes e professores do Programa de Doutorado em Biologia Oral da USC são premiados em congresso sobre Osseointegração

O estudo apresentado, inédito na área, conquistou a primeira colocação na categoria “painel científico”

A participação de estudantes e professores do Programa de Doutorado em Biologia Oral da Universidade do Sagrado Coração (USC) no evento "IN 2015 – Latin American Osseointegration Congress - 50 anos da Osseointegração”, realizado em São Paulo – SP no último mês foi motivo de orgulho para a comunidade usqueana. Isso porque, durante o congresso, os estudantes Théssio Miná Vago e Thiago Calcagnotto apresentaram o trabalho “Avaliação tomográfica da espessura maxilar após enxerto ósseo em bloco autógeno e da sobrevida dos implantes” e conquistaram a primeira colocação na categoria “painel científico”.

O estudo, de autoria dos dois estudantes em parceria com o egresso Rodrigo Aliprandi Dutra e com as docentes da Universidade, Dra. Jéssica Lemos Gulinelli e Dra. Pâmela Letícia dos Santos, trata da análise, em longo prazo, de reconstruções ósseas em pacientes que perderam os elementos dentários na região anterior da maxila (estrutura frontal do crânio) e, posteriormente, foram tratados com implantes osseointegráveis, ou seja, superfícies de titânio que são introduzidas no osso para substituir um ou mais dentes perdidos.

Dra. Jéssica considera que a relevância do tema pesquisado foi um dos fatores essenciais para a conquista do primeiro lugar. “O estudo é inédito, não há nenhum semelhante nas bases bibliográficas avaliando as alterações no volume ósseo após os enxertos. Conseguimos mostrar como ficam os enxertos e implantes instalados após cinco anos de controles clínicos. Isso é bastante importante na nossa área”, comentou.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-e-professores-do-programa-de-doutorado-em-biologia-oral-da-usc-sao-premiados-em-congresso-sobre-osseointegracao