No município de Bananeiras (PB), um grupo de oito estudantes e dois professores da Universidade desenvolvem oficinas para a população local, durante a Operação Portal do Sol
Oito estudantes e dois professores da Universidade Sagrado Coração (USC) já iniciaram as atividades do Projeto Rondon – Operação Portal do Sol, no município de Bananeiras (PB). Os rondonistas da USC, juntamente com os da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santiago no Rio Grande do Sul, permanecem até o dia 9 de fevereiro com atividades de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho para a população local.
Os estudantes já realizaram diversas oficinas com os munícipes de Bananeiras, dentre elas a de teatro, reaproveitamento de alimentos, bebê a bordo, libras, avaliação: prova operatória, saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal infantil, saúde bucal para adultos, atualização em diabetes, hipertensão e diabetes, caminhada, livro de receitas, cine Rondon, drogas e DST. “É maravilhoso participar do Projeto Rondon. Em minhas oficinas de teatro pude conhecer mais ainda a cultura e vida dessas pessoas. A cada uma é algo novo, histórias e emoções diferentes. Fico muito animada com a alegria do povo de bananeiras.
Esta sendo muito gratificante”, comenta a estudante do curso de Artes Cênicas, Kauana Valesca Gouvêa.
Já a estudante do curso de Nutrição, Jennifer Malafatti, pontua a importância do projeto como um momento de amadurecimento pessoal e profissional. “A cada dia estamos mais animados com o projeto, que nos faz querer ficar e continuar as oficinas e palestras por um tempo maior. Estou muito feliz e seria ótimo se todos os estudantes pudessem participar, pois é um grande aprendizado”, relata.
Mais sobre o Projeto Rondon – Operação Portal do Sol
O Projeto Rondon foi criado em 1967, desativado em 1989 e voltou à ativa com novos objetivos e estruturação em 2005. É coordenado pelo Ministério da Defesa. Desde então, é muito bem reconhecido e cada vez mais consolidado no Brasil, na medida em que sensibiliza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel como protagonista na busca de uma sociedade mais justa.
A equipe da Operação Portal do Sol é composta por Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Malafatti (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Mata Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia). O grupo é acompanhando dos professores M.e .Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História e M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.