Estudantes de Jornalismo da USC disputam prêmios no maior congresso de Comunicação do Brasil

Os futuros jornalistas concorrem às premiações de Melhor Reportagem em Radiojornalismo e de Pesquisa de Graduação em Comunicação

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (USC) apresentam neste final de semana trabalhos no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), onde concorrem às premiações de Melhor Reportagem em Radiojornalismo e de Pesquisa de Graduação em Comunicação.

O Intercom é o maior congresso de Comunicação do Brasil e um dos mais respeitados da América Latina. A edição de 2015 está sendo realizada no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro.

Os estudantes da USC que participam do Intercom são: Renan da Silva Watanabe; Samanta Ravazzi; Amanda Lacerda Malavazi da Silva; André do Nascimento Donati e Marco Aurélio Nascimento.

Renan apresenta o trabalho “Web serviços” na Exposição Experimental de Pesquisa em Comunicação, categoria Jornalismo, modalidade Reportagem em Radiojornalismo neste domingo, pela manhã.

Desenvolvido na disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico, o trabalho foi realizado em conjunto com os estudantes Isabella Christina Silva de Lima, Mayara Crepaldi Chaves e Vitor Reghine Manfio e foi escolhido a melhor reportagem em radiojornalismo da região Sudeste durante o Intercom Regional, em Uberlândia-MG, em julho deste ano. “Vencer o Expocom Sudeste e ser escolhido para o Intercom Rio foi incrível, pois indica que com esforço e dedicação é possível alcançar os objetivos. Estou muito ansioso para o Intercom, que agrega resultados positivos para a minha formação acadêmica”, afirma Renan.

Além dele, Samanta Ravazzi e Amanda Malavazi, formadas em jornalismo pela USC em junho deste ano, apresentam os resultados dos projetos de iniciação científica que desenvolveram no biênio 2014-2015 em divisões temáticas do Intercom Jr., programação voltada aos trabalhos de graduação em comunicação.

Samanta apresenta a pesquisa “A importância do texto de qualidade para o jornalismo impresso diário: um estudo de caso sobre o Jornal da Cidade” na segunda-feira, dia 7, dentro da Divisão Temática de Jornalismo. E Amanda expõe os resultados da pesquisa “Estudos de recepção de peças radiofônicas pelo público infantil de seis a dez Anos”, na DT Interfaces Comunicacionais, no sábado, dia 5.

Samanta e Amanda concorrem ao Prêmio Vera Giagrande, concedido aos três melhores trabalhos apresentados no Intercom Jr. por estudantes de graduação ou recém-graduados na área de comunicação. A análise é feita por um júri composto por professores das cinco regiões do país, considerando as indicações realizadas pelos coordenadores das divisões temáticas.

Além do ensino e da pesquisa, o curso de Jornalismo se faz presente por meio da extensão com a apresentação neste sábado (05/09) do trabalho “Universo Esporte: Web rádio a favor do esporte”, desenvolvido pelos alunos André do Nascimento Donati e Luís Felipe Carrion a partir de atividades no projeto de extensão “Webrádio USC”. “O Intercom é um evento que abrange todo o Brasil. Estudantes desde Boa Vista até Porto Alegre estarão presentes apresentando seus trabalhos e suas ideias. Estar presente lá é desafiador, mas também é muito gratificante saber que o seu trabalho é reconhecido”, avalia André.

Para a Prof.ª M.ª Daniela Bochembuzo, orientadora dos trabalhos de Jornalismo da USC que serão apresentados no congresso, a experiência é única. “Estar no Intercom representa figurar em um congresso importante, entre pesquisadores de renome e em meio a comunicadores de várias áreas, todos apaixonados pela Comunicação. De fato, é algo muito significativo”, afirma.

Professoras dos cursos de comunicação, M.ª Érica Cristina de Souza Franzon e M.ª Mayra Fernanda Ferreira também realizam apresentações orais nos Grupos de Pesquisa do Intercom, voltados a pós-graduandos.

Os trabalhos a serem apresentados são “Luz e sombra, mostrar e esconder: os efeitos de sentido e as estratégias da imagem fotográfica em Acess to Life”, resultado da dissertação de mestrado da professora Érica, e “Diário de Classe e Participatório: cidadania e participação de uma juventude conectada”, desenvolvido pela professora Mayra como parte de sua tese de doutorado em andamento.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudantes-de-jornalismo-da-usc-disputam-premios-no-maior-congresso-de-comunicacao-do-brasil