Foram dois dias de Seminário Institucional de Iniciação à Docência com a apresentação dos resultados de 11 projetos desenvolvidos em parceria com escolas estaduais e municipais de Bauru
Segunda e terça-feira desta semana ficaram marcadas na Universidade Sagrado Coração (USC) com o Seminário Institucional de Iniciação à Docência, no qual foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID. Participantes do programa, professores e Irmãs Apóstolas puderam conferir o resultado de 11 projetos desenvolvidos em parceria com escolas estaduais e municipais de Bauru.
O PIBID é um programa que concede bolsas a estudantes de Licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da Licenciatura e de um professor da escola.
Esta é a segunda etapa do programa na USC (a primeira foi em 2012) e está em vigor desde março de 2014, com resultados satisfatórios alcançados. “Entre os resultados alcançados estão os estudos sobre a interdisciplinaridade e escolhas de metodologias e práticas pedagógicas que sejam mais adequadas ao perfil dos alunos do Ensino Fundamental e Médio; Montagem e encenação de peças teatrais; Viagens acadêmico-culturais, além de uma abordagem mais humanizada da atividade docente, favorecendo uma visão social ampliada e critica dos estudantes bolsistas”, diz a Prof.ª M.ª Andréia Melanda Chirineia, coordenadora do PIBID na USC.
Mais!
Confira os projetos desenvolvidos:
Projetos |
Título |
Ciências Biológicas | Um olhar para a biodiversidade na escola pública |
Artes Cênicas | Em “cena-som” |
História | Memórias de brincadeiras: a história oral e o ensino transversal de história |
Interdisciplinar | Do exercício da oralidade e da escrita à construção da comunicação eficiente e participativa por meio das práticas interdisciplinares |
Português - Inglês | O Ensino da língua inglesa na escola pública pela abordagem do gênero fábula |
Música | A apreciação musical significativa na escola de ensino fundamental II |
Geografia | Uma Experiência do PIBID em Geografia – Maquetes |
Matemática | Jogos e aprendizagem matemática- uma associação possível |
Pedagogia | Caminhos Possíveis: Desenvolvendo competências Comunicativas |
Português | Escrever é preciso: processos de melhoria na produção escrita por meio de análises de textos verbais e não-verbais |
Filosofia | Ética e cidadania: ensino e prática |
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.