Formato adotado pelos estudantes do 1º ano do curso mostrou que não é certo ter preconceito discriminar uma pessoa por falar errado a Língua Portuguesa
No dia 30 de outubro, estudantes do 1º ano do curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Coração (USC) realizaram um seminário sobre preconceito linguístico, durante a disciplina Análise do Discurso, ministrada pela Prof.ª M.ª Jéssica de Cássia Rossi.
Em formato de peça de teatro, os estudantes encenaram o mito 7 (É preciso saber gramática para falar e escrever bem), contido no livro “Preconceito Linguístico – o que é, como se faz” de Marcos Bagno. “No livro, o autor mostra que é errado ter preconceito ou discriminar uma pessoa por falar errado o português, fenômeno muito comum em nossa sociedade, pois a língua falada é muito diferente da norma padrão da Língua Portuguesa”, comenta a professora.
Os estudantes escolheram uma adaptação do livro “A Língua de Eulália”, do mesmo autor, para ilustrar o tema do seminário. “Para eles, encenar uma peça de teatro foi uma forma lúdica de ilustrar o tema de trabalho do grupo”, conta Jéssica.
Para compor a apresentação, os estudantes fizeram uma apresentação oral sobre as ideias do autor e depois realizaram a encenação.
© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.