Estudante reorganiza a coleção de insetos do Setor Zoobotânico da USC

O futuro biólogo Matheus Mauri Frascareli Bento desenvolveu trabalho que distribuiu os insetos de maneira mais didática para pesquisas

O estudante do curso de Ciências Biológicas da Universidade Sagrado Coração (USC), Matheus Mauri Frascareli Bento, desenvolveu um  trabalho com a coleção entomológica (insetos) existente no Laboratório Zoobotânico da Universidade. O trabalho fez parte das atividades do estágio curricular obrigatório de 2014 e da pesquisa de Iniciação Científica (2014 a 2015), com orientação da Prof.ª Dra. Maricê Domingues Heubel, coordenadora do curso, e em parceria com a Profa. Dra. Sônia Aparecida Casari, do Museu de Zoologia da USP (MZUSP).

O estudante reorganizou a coleção existente, realizando a identificação, limpeza e distribuição dos insetos de maneira mais didática, ou seja, por ordens. A coleção do Setor Zoobotânico da USC conta com 2127 exemplares distribuídos em doze ordens:  Coleoptera/besouros (653), Lepidoptera/borboletas e mariposas (307 exemplares); Hemiptera/cigarras, cigarrinhas, pulgões e cochonilhas (358); Orthoptera/ gafanhos e grilos (121); Hymenoptera/ vespas, abelhas e formigas (401); Diptera/ moscas e mosquitos (89); Blattaria/ baratas (88); Odonata/ libélulas (72); Phasmatodea/ bicho pau (2); Isoptera/ cupins (8); Dermaptera/ tesourinhas (14); Mantodea/ louva-a-deus(14).

De acordo com a professora Maricê, o trabalho desenvolvido por Matheus foi muito importante para o curso de Biologia, pois agora, a coleção de insetos está organizada e pronta para que outros estudantes também possam estudá-la. “A organização do material biológico facilitará o estudo comparativo para aulas práticas, trabalhos de campo e outros projetos de pesquisa.”, comenta.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudante-reorganiza-colecao-de-insetos-setor-zoobotanico-da-usc