Estudante de Jornalismo da USC é classificado no Mapa Cultural Paulista

Flávio Fogueral conquistou a etapa municipal de Botucatu na modalidade artes visuais-fotografia

Com a proposta de mesclar imagens que sintetizem o abandono ferroviário com o sacrifício feito pela sociedade, o estudante do curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Coração (USC), Flávio Fogueral, foi um dos classificados na etapa municipal do Mapa Cultural Paulista 2015/2016, na modalidade Artes Visuais- Fotografia. O anúncio foi realizado dia 9 de junho, no Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”.

O Mapa Cultural Paulista é um programa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é fomentar a produção cultural independente e promover a difusão de espetáculos de diversas linguagens artísticas com origem no interior ou litoral do Estado. O programa é dividido em quatro fases: municipal, regional, estadual e circulação. Cada etapa tem duração de um semestre. Com isso, cada edição é realizada ao longo de dois anos.

Cada fotógrafo participante pode inscrever três trabalhos no Mapa Cultural Paulista. Fogueral incluiu na mostra as imagens “Sacrifício”, onde há um recorte da imagem de Pietá, famosa obra de Michelangelo; “Sobrevivente”, com a representação da destruição do patrimônio ferroviário; e “Caminhos”, na qual o autor tenta transmitir a esperança da recuperação das ferrovias no interior paulista.

As duas últimas imagens citadas fizeram parte, inclusive, de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo, apresentado no dia 22 de junho e  que consistiu na produção de um fotolivro-reportagem intitulado “Estações da Saudade. No trabalho, foi realizada uma análise fotojornalística das condições da ferrovia no município de Botucatu após o processo de privatização do patrimônio. A publicação conta, ao todo, com 90 imagens em 70 páginas. “A fotografia é um elemento de extrema importância para o jornalismo. Não se faz mais comunicação sem pensar no elemento da imagem. Elas (as fotografias) trazem ao público locais, situações desconhecidas e mesmo pessoas distantes. É também uma forma de arte que possibilita explorar o registro da realidade com percepções visuais bem particulares”, ressaltou Fogueral.

As fotografias classificadas na etapa municipal estão expostas no saguão do Teatro Municipal “Camillo Fernandez Dinucci”, entre 9 de junho e 30 de julho, sempre de terça a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Ainda não há data e município- sede definidos para a etapa regional do Mapa Cultural. O município integra a microrregião de Sorocaba.

Fotografias apresentadas por Flávio no Mapa Cultural Paulista

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudante-de-jornalismo-da-usc-e-classificado-mapa-cultural-paulista