Estudante de Fisioterapia da USC recebeu prêmio no 1º Simpósio de Reabilitação das Unidades FAMESP

Gabriele Candido Bernardo conquistou a primeira colocação ao apresentar trabalho sobre lesões nervosas periféricas

M.e Carlos Henrique Fachin Bortolucci , Gabriele Candido Bernardo e Dr. Geraldo Marco Rosa Junior.

O curso de Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração (USC) foi muito bem representado durante o 1º Simpósio de Reabilitação das Unidades da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP), realizado, recentemente, no Hospital Estadual de Bauru.

Na ocasião, a estudante Gabriele Candido Bernardo, do 5º ano do curso, foi premiada com a primeira colocação na categoria “melhor tema livre”, pela apresentação do trabalho “Técnica de tubulização com cultura de células-tronco e PRP melhora a recuperação funcional de ratos com lesão nervosa”, de sua autoria, em parceria com Dr. Fausto Viterbo, Cleuber R. de Souza Bueno, Thais Caroline Pereira dos Santos, M.e Carlos Henrique Fachin Bortolucci e Dr. Geraldo Marco Rosa Junior.

O estudo, de extrema relevância para a área, traz como tema as lesões nervosas periféricas que ocorrem, frequentemente, causadas por projéteis de armas de fogo, quedas, traumas, acidentes automobilísticos, entre outras situações. “Os nervos são estruturas presentes no corpo com a função de conduzir informações. Quando um indivíduo apresenta lesão nervosa, a condução dessas informações é interrompida, causando, por exemplo, a impossibilidade de movimento dos braços, pernas, mãos etc. Um paciente nessas condições precisa ser reabilitado e, na maioria dos casos, a recuperação motora é muito limitada. Nosso grupo propôs a utilização de uma nova técnica cirúrgica associada à cultura de células-tronco, com o intuito de potencializar a possível regeneração nervosa e, consequentemente, melhorar a capacidade funcional dessas pessoas”, explica Gabriele.

A conquista do primeiro lugar no Simpósio foi motivo de muito orgulho. “Me senti honrada ao receber esse prêmio, pois isso confirma que estamos realizando de forma competente aquilo que nos propusemos a fazer. Não posso deixar de citar todo o suporte que recebi durante a graduação, pois foi a base de todo conhecimento que tenho hoje. A USC possui profissionais e infraestrutura extraordinários, proporcionando aos estudantes uma excelente vida acadêmica”, comemora a jovem, que pretende continuar desenvolvendo pesquisas nessa área e participará, no próximo ano, do processo seletivo para o Programa de Mestrado em Fisioterapia da USC.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudante-de-fisioterapia-da-usc-recebeu-premio-no-1o-simposio-de-reabilitacao-das-unidades-famesp