Estudante da USC participou do 17º Encontro Nacional de Biomedicina

Caroline Leico Kuwabara, do curso de Biomedicina, apresentou trabalho fruto de seu projeto de Iniciação Científica que trabalhou com a extração de látex de uma planta popurlamente conhecida como Aveloz

A estudante Caroline Leico Kuwabara Pimenta, do curso de Biomedicina da Universidade Sagrado Coração (USC) participou, recentemente, do 17º Encontro Nacional de Biomedicina (ENBM), realizado na Unesp de Botucatu.

Na ocasião, Caroline apresentou, em forma de painel, o seu projeto de Iniciação Científica PIVIC que foi orientado pela Prof.ª M.ª Márcia Clélia Leite Marcelino. O projeto refere-se à investigação do possível efeito antitumoral do látex obtido da planta Euphorbia Tirucalli L. (popularmente conhecida como Aveloz). Além de testar o látex bruto, conforme uso popular, a estudante realizou a extração da fração oleosa desta planta, cujo resultado foi muito promissor em relação a redução do tumor experimental de Ehrlich, mantido aqui na USC pela Prof.ª Dra. Dulce Constantino, que também participou desta etapa do projeto.

Na segunda parte do experimento, foi feita a avaliação experimental toxicológica da fração bruta (látex) e novamente da fração oleosa obtida da planta, ressaltando a incidência de infiltrado inflamatório no tecido hepático. Estes resultados são de extrema importância, pois sugerem que os produtos obtidos da Euphorbia Tirucalli L. tenham possível potencial em lesionar o fígado.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/estudante-da-usc-participou-17o-encontro-nacional-de-biomedicina