Egressa da USC desenvolveu estudo sobre o uso das redes sociais no ambiente de trabalho

A administradora Naraiane Leni Pereira realizou pesquisa de opinião com mais de 200 estudantes do curso de Administração, no ano de 2013, para discussão a respeito do tema

O uso das redes sociais  no ambiente de trabalho foi tema de discussão do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa de Administração, Naraiane Leni Pereira. Com orientação da M.ª Debora Scardine da Silva Pistori e co- orientação do Prof. M.e Fábio José de Souza, a estudante desenvolveu uma análise a respeito da possível influência que o acesso às redes sociais para fins pessoais no ambiente de trabalho pode ter sobre o indivíduo e sobre a empresa. Naraiane desenvolveu uma pesquisa de opinião com 244 estudantes do curso de Administração há pouco mais de um ano. Os estudantes responderam um questionário para levantamento de dados.

Ao longo da análise de dados foram filtrados 200 respondentes, dos quais 110 afirmaram que acessam as redes sociais as redes de relacionamento durante a jornada de trabalho com interesse particular. “Curiosamente, os 200 respondentes possuem perfil em pelo menos uma rede social, sendo a principal sempre o Facebook”, comenta a egressa.

Outro dado alarmante da pesquisa foi que enquanto para 20,9% dos respondentes o uso das redes sociais não é prejudicial, para 77,3% tal conduta causa impactos negativos, tais como: redução do nível de concentração, seguido pela certeza de que o uso do tempo de trabalho pode ser prejudicado e que a produtividade tende a diminuir.

De acordo com a administradora, a pesquisa reflete a importância dos gestores tomarem ciência sobre o uso da internet da empresa, sensibilizando os funcionários para que ele seja feito de maneira correta e da melhor forma possível. “A prática pode permitir a entrada de vírus ou softwares maliciosos nos computadores ou servidores ou ainda gerar o vazamento de informações sigilosas da organização”, diz a egressa.

Naraiane acredita que é imprescindível que as normas para o uso da internet sejam claras para todos os funcionários, pois assim é possível exigir que seja feito o correto pela empresa, evitando punições em caso de descumprimento.Nestes assuntos, o líder precisa investir em educação, junto com sua equipe como forma de melhorar essa situação.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/egressa-da-usc-desenvolveu-estudo-sobre-o-uso-das-redes-sociais-ambiente-de-trabalho