Documento que fala sobre a educação nas IES Católicas comemora 25 anos

Instituída pelo Papa João Paulo II em 1990, a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae é referência para a Igreja Católica na área da educação; O documento, como o próprio nome diz, traz a educação para dentro do ?coração da Igreja?

O Ex Corde Ecclesiae, Constituição Apostólica instituída pelo Papa João Paulo II no ano de 1990, comemorará seu 25º aniversário neste mês de agosto. O documento é tido como referência para a Igreja Católica na área da educação, apontando as características fundamentais de escolas e universidades católicas do mundo inteiro. “Celebrar 25 anos da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae é um momento histórico e oportuno para retomar e atualizar os apelos de São João Paulo II para a caminhada das IES Católicas. No documento é expresso de modo significativo e profundo a mensagem central: ?nascida do Coração da Igreja? e, por isso, as IES Católicas têm uma missão peculiar nos tempos atuais: valorizar o humanismo para que todos possamos viver de acordo com o projeto de Deus, abrindo espaço para uma sociedade justa e fraterna, onde o amor e o diálogo são peças importantes na construção de um desenvolvimento para todos”, ressalta a Prof.ª Dra. Irmã Susana de Jesus Fadel, Reitora da USC.

A Constituição Apostólica é um documento pontifício, ou seja, atestado pelo próprio Papa com assuntos da mais alta importância. No caso da Ex Corde Ecclesiae, o então Papa João Paulo II em 15 de agosto de 1990 a promulgou para que fosse trabalhada dentro das instituições educacionais católicas.

O documento apresenta questões em relação à identidade e missão, especialmente das IES Católicas, no que diz respeito à comunidade universitária, serviço à Igreja e à sociedade, à pastoral universitária, à evangelização e ao diálogo cultural.  “O objetivo é garantir a presença cristã no mundo universitário propondo ideais, atitudes e princípios católicos. O documento busca o conhecimento integral, o diálogo entre a fé e razão, com princípios éticos e cristãos. Presta um  serviço à Igreja e à sociedade, estudando as raízes e causas dos problemas de nosso tempo e tendo coragem de proclamar, quando necessário, verdades incômodas”, completa a Prof.ª Esp. Irmã Jucélia Melo, Pró Reitora de Extensão e Ação Comunitária.

A Reitora ainda salienta que a USC tem em sua missão buscar, constantemente, seguir os princípios da Constituição Apostólica. “A USC, enquanto Universidade Católica renova e expressa mais uma vez sua marca singular na sua ação educativa: oferecer uma formação humana e integral, fundamentada nos princípios católicos, concretizada na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, expressa no compromisso social e na disseminação da ciência e do saber para o bem da sociedade”, completa Irmã Susana.

Mais!

Confira o documento na íntegra CLICANDO AQUI!

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/documento-que-fala-sobre-educacao-nas-ies-catolicas-comemora-25-anos