Cursos de comunicação da USC têm 15 trabalhos selecionados para o Intercom Sudeste

Das propostas aprovadas, sete concorrem em categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a mais importante da área

Estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Sagrado Coração (USC) tiveram 15 trabalhos selecionados para o 20º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, que será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, na Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia (MG). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), é considerado o maior e mais representativo da área de comunicação da região Sudeste.

Dos 15 trabalhos selecionados, sete concorrem em categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), espaço destinado à exposição de trabalhos realizados em disciplinas dos cursos de graduação em comunicação.“Estamos muito felizes porque concorremos com centenas de trabalhos vindos de cursos de toda a região, que tradicionalmente tem seletivas muito disputadas porque concentra grande parte das graduações em comunicação do País”, comenta a Prof.ª M.ª Daniela Bochembuzo, coordenadora do curso de Jornalismo da USC.

Os setes trabalhos da USC selecionados para o Expocom concorrem nas categorias: Reportagem em Radiojornalismo; Pesquisa em Relações Públicas; Produto de Comunicação Institucional Radiofônico; Roteiro de Não Ficção; Ficção em Áudio e Rádio; Produção Multimídia; e Comunicação e Inovação.

Para ser selecionado ao Expocom, o trabalho precisa ficar entre as cinco melhores médias atribuídas por um júri virtual composto por pesquisadores da área. “Isto significa que esses trabalhos já podem ser considerados os cinco melhores da região Sudeste nas categorias em que foram selecionados”, explica a Prof.ª Esp. Penélope Santos, coordenadora do curso de Relações Públicas da USC.

Em cada modalidade, a proposta vencedora da regional Sudeste ganha vaga para a Exposição Nacional, concorrendo com representantes de mais quatro regiões do país. Em 2014, o curso de Jornalismo da USC venceu o Expocom Nacional em Reportagem Impressa.

Além do Expocom, os estudantes usqueanos apresentam sete trabalhos na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Jr.), dedicada a graduandos e recém-graduados; e a professora Prof.ª M.ª Nirave Reigota Caram expõe uma pesquisa na Divisão Temática, voltada a pesquisadores pós-graduandos, mestres e doutores. “Esse resultado obtido no congresso indica que a pesquisa faz parte da cultura dos cursos de comunicação da USC”, observa a Prof.ª Dra. Sonia Aparecida Cabestré, líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Sociedade (GPECOM/USC).

Para a Prof.ª M.ª Daniela Luchesi, Diretora do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCESA), onde os cursos de Jornalismo e Relações Públicas estão alocados, a notícia é muito positiva. “Os resultados comprovam a qualidade no ensino e nas pesquisas dos cursos de comunicação e a maneira crítica e cuidadosa com que preparamos nossos estudantes durante toda a trajetória acadêmica”, afirma.

Conheça os trabalhos selecionados

Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)

Intercom Jr. (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação)

Divisão Temática (Para pesquisadores)