Curso de Relações Internacionais promoveu a 3ª International Relations Week (3ª Semana de Relações Internacionais)

Situação dos refugiados no cenário internacional sob as óticas jurídica, humanitária, acadêmica e política foi tema do evento

Entre os dias 20 e 23 de outubro, o curso de Relações Internacionais da Universidade do Sagrado Coração (USC) promoveu a 3ª International Relations Week (3ª Semana de Relações Internacionais). O evento teve como objetivo principal debater sobre a situação dos refugiados no cenário internacional sob as óticas jurídica, humanitária, acadêmica e política no âmbito interno e externo.

O primeiro dia do evento (20) teve início com a M.ª Patrícia Nabusco Matruscelli, representante da “Missão de Paz”, que proferiu a palestra “Além da ?crise? internacional dos refugiados: oportunidades e boas práticas”. Patrícia falou sobre a missão, feita em parceria com a organização Cáritas Brasileira, que acolhe os refugiados no Brasil e funciona como um setor de integração entre o estrangeiro e o brasileiro. A palestrante ainda mencionou sobre a contribuição do profissional de Relações Internacionais para a Missão de Paz. “Este profissional tem o conhecimento de várias áreas, como direito e ciências sociais, além de uma visão macro do processo internacional, o que poderá ajudá-lo a entender caso a caso dentro de uma organização que acolhe refugiados, por exemplo”, disse.

Já no segundo dia (21), houve a exibição do filme “A Boa Mentira” e, em seguida, mesa-redonda para debater o filme composta pela coordenadora do curso de Relações Internacionais, Prof.ª M.ª Beatriz Sabia Ferreira Alvez, as professoras M.ª Mariana de Freitas Montebugnoli e M.ª Roberta Cava e Irmã Carina Cássia de Souza da Pastoral da Universidade (PdU).

No dia 22 o evento começou pela manhã com apresentações de artigos científicos de estudantes e professores usqueanos e, na parte da noite, os participantes conferiram a palestra “Refugiados, Direitos Humanos e Sistema Internacional”, proferida pelo Dr. José Geraldo Alberto Bertoncini Poker da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O encerramento da 3ª Semana de Relações Internacionais foi na sexta-feira (23) com a presença do senador Aloysio Nunes Pereira, representante da Comissão de Relações Internacionais do Senado. O senador falou sobre a trajetória histórica das ações de Relações Internacionais no Brasil, os desafios do desenvolvimento econômico e social, bem como a concessão de asilo político, diplomático ou territorial existentes no país.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/curso-de-relacoes-internacionais-promoveu-a-3a-international-relations-week-3a-semana-de-relacoes-internacionais