Curso de Farmácia da USC recebe parceria da empresa Solcampo / VICAM

Universidade recebeu kit completo de testes rápidos para micotoxinas (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos) em farinha de milho

O curso de Farmácia da Universidade Sagrado Coração (USC) recebeu, durante o mês de setembro, parceria com a empresa Solcampo para execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Taís Vendrami e Cássia Thamires, orientadas pela Prof.ª Dra. Eliane Simionato. A empresa emprestou o “Teste Fumo – V” da VICAM, a maior fornecedora mundial de testes rápidos para micotoxinas (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos) e que determina, de forma rápida, a presença de uma substância química presente nas farinhas de milho.

A técnica utilizada para o TCC das estudantes da USC é de última geração para a área, pois mostra resultados das análises de forma mais rápida e eficiente. “Recebemos o kit completo para a determinação de 25 amostras e o empréstimo do aparelho leitor”, comenta a professora Eliane.

A parceria permitiu que as estudantes pudessem determinar a presença de fumonisina, que são micotoxinas produzidas por várias espécies de fungos Fusarium nos compostos analisados. O trabalho ainda está em andamento e será concluído no final do semestre.

Para a professora Eliane, a parceria com a empresa Solcampo abre caminhos para novas pesquisas. “São metodologias rápidas para quantificação de micotoxinas, o que auxiliará e muito as nossas pesquisas futuras”, frisa.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/curso-de-farmacia-da-usc-recebe-parceria-da-empresa-solcampo-vicam