Atividades agitam grupo da USC no Projeto Rondon

Nesta semana, um mutirão de saúde foi realizado, além do trabalho com as comunidades rurais do município de Bananeiras (PB); Projeto termina na próxima sexta-feira (6)

O grupo formado por estudantes e professores da Universidade Sagrado Coração (USC) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campi de Santiago no Rio Grande do Sul estão finalizando as atividades do Projeto Rondon – Operação Portal do Sol, no Município de Bananeiras (PB). A última atividade, Resgate Cultural, será realizada na próxima sexta-feira (6).

Nesta semana, os rondonistas ficaram responsáveis por trabalhar com as comunidades rurais nos períodos da manhã e tarde, realizando palestras e oficinas na comunidade de Tabuleiro e na Escola Nossa Senhora do Carmo. Além disso, os rondonistas mobilizaram uma ação coletiva de saúde com aferição de pressão arterial, cálculo de IMC e avaliação da saúde bucal. Ainda teve aula de Zumba com direito a um mini trio elétrico e visita às Irmãs Carmelitas. “A cada oficina e contato com as pessoas locais percebemos o brilho nos olhos desse povo que ainda tem as marcas que o tempo fez e, com esse brilho, vem a esperança de acreditar que muita coisa ainda pode melhorar”, relata o estudante do curso de Odontologia, Raniel Ramon Norte Neves.

De acordo com o grupo, nos últimos dias houve uma procura maior pelas palestras e oficinas, além do reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Recebemos uma torta de atum que foi ensinada na oficina de reaproveitamento de alimentos e isso é muito gratificante”, comenta a rondonista Kauana Valesca Gouvêa, estudante do curso de Artes Cênicas da USC.

Mais sobre o Projeto Rondon – Operação Portal do Sol

O Projeto Rondon foi criado em 1967, desativado em 1989 e voltou à ativa com novos objetivos e estruturação em 2005. É coordenado pelo Ministério da Defesa. Desde então, é muito bem reconhecido e cada vez mais consolidado no Brasil, na medida em que sensibiliza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel como protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

A equipe da Operação Portal do Sol é composta por Beatriz de Souza Vieira (Jornalismo), Jaqueline Maria Alvarenga Battezate (Enfermagem), Jennifer Leme Malafatti (Nutrição), Kauana Valesca Gouvêa (Artes Cênicas), Matheus da Mata Mazuqueli (Design), Marilia Silveira Cardoso (Psicologia), Raniel Ramon Norte Neves (Odontologia) e Raphael Martins de Abreu (Fisioterapia). O grupo é acompanhando dos professores M.e .Roger Marcelo Martins Gomes, coordenador do curso de História e M.ª Evete Polidoro Alquati, coordenadora do curso de Enfermagem.

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/atividades-agitam-grupo-da-usc-projeto-rondon