Antônio Nóvoa cancela participação no 5º SILE

Antônio Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa (Portugal), um dos principais nomes do 5º SILE – Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, cancelou sua vinda ao evento. A Universidade Sagrado Coração e a Sagrado – Rede de Educação, organizadoras, lamentam a impossibilidade da presença do palestrante, também um dos grandes nomes da educação mundial. “É com sentimento de consternação que informo que, por motivos pessoais, alheios ao trabalho de organização do 5º SILE, o Prof. Dr. Antônio Nóvoa, cancelou sua participação na palestra "Nada Substitui um bom professor”, informou a Prof.ª Esp. Irmã Fabiana Bergamin, presidente do Comitê Organizador do evento.

O Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, em e-mail enviado ao Comitê Organizador do evento, ressaltou que nunca em sua vida acadêmica faltou a um compromisso assumido, sobretudo preparado com tanta antecedência e cuidado. No entanto, enfatizou que ao longo das últimas semanas teve que tomar uma decisão de extrema importância na sua vida, a de lançar-se como candidato a Presidência da República Portuguesa. “Mas peço-vos que compreendam que se trata de uma razão da maior importância, para o meu futuro, mas, sobretudo para o futuro do meu país. Quero também dizer-lhe que tudo farei, passada esta fase da minha vida, para ir à vossa instituição”, completou.

Ao público que o aguardava, Nóvoa enviou uma carta na qual apresenta publicamente sua candidatura à presidência da República Portuguesa. “Foi uma decisão que tomei em nome de um país mais justo e, também, de um país que tenha como prioridade a educação e o conhecimento”, escreve durante a carta, disponível na íntegra no link  a seguir: Carta do Prof. Dr. Antônio Nóvoa.

A organização do evento, focada em manter a qualidade das atividades e atender a expectativa dos participantes, aproveita a oportunidade para também informar que ministrará a palestra de mesmo tema, o Prof. Dr. Alexandre Ventura. O professor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro em Portugal (PT), é também pesquisador no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, conferencista internacional e consultor de organizações educacionais. Já ministrou dezenas de palestras em 20 países, além de realizar pesquisas nos domínios de inspeção, avaliação institucional, avaliação de desempenho profissional, coaching, cursinhos, indisciplina e bullying. O palestrante também já foi Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Vice-Ministro da Educação em Portugal.

Aos participantes que estavam inscritos na palestra de Nóvoa, a organização informa que, automaticamente, já estão inscritos na palestra de Alexandre Ventura.

Serviço

A comissão organizadora do 5º SILE se coloca à disposição para novos esclarecimentos pelo e-mail simposiointernacional@usc.br e telefones (14) 2107-7000 / 7398 (8h às 12h – 13h às 18h).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/antonio-novoa-cancela-participacao-5o-sile