A urgência do diálogo e da paz na Religião e na Política

O evento

Vivemos tempos de grandes desafios, uma tremenda crise sanitária e alguns comportamentos extremistas que vê o outro como estranho e desigual. Por isso, nota-se a necessidade de abordar o tema deste evento, destacando a importância do diálogo e da paz em diversos setores da sociedade como na religião e na política, uma vez que, o diálogo é capaz de romper as trincheiras do egoísmo e da autossuficiência, na colaboração de uma humanidade mais autêntica e compromissada com a fraternidade. Além disso, em consonância com a Carta Encíclica Fratelli Tutti, a V Campanha da Fraternidade Ecumênica tem como tema: "Fraternidade e diálogo: compromisso de amor," reafirmando a extrema importância da discussão deste conteúdo no mundo atual.

16 / Março / 2021

* Data limite para inscrições: 14/03/2021

Palestra: A urgência do diálogo e da paz na Religião e na Política
Palestrantes:
Dr. Bruno Vicente Lippe Pasquarelli - Professor de Relações Internacionais no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), vinculado à Área Ciências Exatas e Aplicadas, e coordenador da disciplina de Sociologia da Responsabilidade Social. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2015, com doutorado-saunduíche na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2011. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2008, e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), no ano de 2017. Membro do Centro de Estudos de Partidos Políticos Latino-Americanos (CEPPLA), da UFSCar. Visitante-acadêmico na Universidade de Oxford em 2014. Desenvolve pesquisa sobre instituições políticas comparadas, processo decisório, relações Executivo/Legislativo e política externa no Brasil e no Chile, além de temáticas vinculadas às relações internacionais, ao Direito, à cidadania, à responsabilidade social e à educação.
Dr. Maurílio Alves Rodrigues - possui graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1983), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em História (Assis) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Teologia - Université Catholique de Louvain (1998) e doutorado em Ciências Religiosas - École Pratique des Hautes Études - Sorbonne (2002). Atualmente é professor titular - Faculdade João Paulo II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Igreja Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: catolicismo, comunidade, ecumenismo, Brasil e leigos.
Dra. Flávia Santos Arielo - Professora Mediadora da Palestra.
José Ricardo Scareli Carrijo - Representante da ITE
Andréa Carla Ginçalves Vianna - UNESP
Ana Maria Lombardi Daibem - Representante da UNESP
Danilo Andreatta

Data: 16/03/2021
Início: 19h30 - término: 21h
Local: Transmissão pelo Youtube oficial do UNISAGRADO - Acesse Aqui!

EVENTO GRATUITO!

Transmissão pelo Canal do Youtube oficial do UNISAGRADO. Acesse aqui!

Área de Ciências Humanas e Sociais
Disciplina de Ética e Cultura Religiosa
Pró-reitoria de Extensão e Pastoral Universitária

Pastoral da Educação e Cultura da Diocese de Bauru