Professor da USC participou do 5º Simpósio Internacional de Musicologia

Evento foi realizado em agosto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tratou de assuntos relacionados à musicologia, particularmente nos aspectos da divulgação das obras musicais na percepção da imprensa

O Prof. Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond, do curso de Educação Musical da Universidade Sagrado Coração (USC) participou, no mês de agosto, do 5º Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Simpósio teve o tema “Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editorias” e celebrou os 80 anos da Revista Brasileira de Música, o primeiro periódico acadêmico da área de música no Brasil ainda em circulação.

O evento ainda tratou de vários assuntos relacionados à área de musicologia, particularmente nos aspectos da divulgação das obras musicais na percepção da imprensa. Participaram professores da Universidade de Bologna (ITA), Universidade de Buenos Aires e da Casa de Las Américas em Cuba.

Na ocasião, o professor apresentou um trabalho de sua autoria que analisou a apreciação da crítica musical no século 19 sobre a estreia da ópera “Il Guarany” de Antonio Carlos Gomes em alguns países da América Hispânica (Inclui os países na América do Norte, na América Central e na América do Sul que têm a Língua Espanhola como idioma oficial, ou ainda co-oficial).

Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/5o-simposio-internacional-de-musicologia