Facebook Pixel Fallback

VI Jornada de História: Oriente, Cultura e Historiografia




O evento

A VI Jornada de História: Oriente, Cultura e Historiografia tem como objetivo refletir temas sobre História da Ásia. A palestra de abertura com o professor Diogo Farias permitirá a partir de seus estudos, pesquisas e viagem pelo Oriente uma reflexão sobre a história da China e Sudeste Asiático. As relações entre Oriente e Ocidente no medievo serão discutidas na palestra da professora Raíssa Bombini que abordará a cultura e ciência árabe. A história e historiografia turca serão trabalhadas no minicurso de Mustafa Umut Kadafar, enquanto no minicurso de Ygor Yuji Utida Porto e Rodrigo Galo Quintino será apresentado o período Bakufu no Japão pela cultura pop. No último dia do evento haverá uma mesa-redonda sobre as influências orientais em Bauru e Região realizada pelos professores com participação dos alunos do PIBID e Residência Pedagógica.

Período

De 08 a 10/05/2019

* Data limite para inscrições: 07/05/2019


Programação


MINICURSO: Japão no período Edo Bakufu: historiografia, cinema e cultura pop I
Início: 16h30 - Término: 17h30
Local: O-112
Vagas: 30

MINICURSO: História e Historiografia da Turquia I
Palestrante: Mustafa Umut Kafadar
- Graduando em História na Universidade do Sagrado Coração. Nasceu em Istambul, iniciou o curso de História na Universidade de Bósforo na Turquia entre os anos de 2007 e 2009. Atualmente estuda e pesquisa sobre culturas no Mediterrâneo.
Início: 17h30 - Término: 18h30
Local: O-118
Vagas: 30

PALESTRA: Sincretismos em Baodingshan: Budismo, Daoismo e Confucionismo na escultura chinesa
Palestrante: M.e Diogo Paulo Brandão Farias - Graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração, Mestre em Estudos Orientais pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa-Portugal) e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Ásia (FFLCH-USP). Tem como áreas de interesse: História da China e História do Sudeste Asiático.
Início: 19h15 - Término: 22h15
Local: O-002
Vagas: 150

 
MINICURSO: Japão no período Edo Bakufu: historiografia, cinema e cultura pop II
Palestrantes:

• Ygor Yuji Utida Porto
Graduando em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru-SP. Atualmente é Monitor Supervisor no Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS) da Universidade do Sagrado Coração. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa IMPRENSA, CIÊNCIAS E HISTÓRIA CULTURAL certificado pelo CNPq. Representante discente do curso de História, participando de reuniões e orientações. Aluno Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) fomentada pela FAP/USC. Aluno colaborador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio (PIBIC-EM). Aluno Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
• Rodrigo galo QuintinoGraduando em História pela Universidade do Sagrado Coração - USC. Bauru/SP. Desenvolve pesquisa relacionando Cinema, Religião e História do Japão pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) fomentado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa - FAP/USC. É bolsista do subprojeto de História pelo Programa Residencia Pedagógica, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa como pesquisador-colaborador do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica do Ensino Médio (PIBIC-EM), fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Monitor Supervisor do Núcleo de Pesquisa em História (NUPHIS) da Universidade do Sagrado Coração.
Início: 16h30 - Término: 17h30
Local: O-112
Vagas: 30 

MINICURSO: História e Historiografia da Turquia II
Palestrante: Mustafa Umut Kadafar - Graduando em História na Universidade do Sagrado Coração. Nasceu em Istambul, iniciou o curso de História na Universidade de Bósforo na Turquia entre os anos de 2007 e 2009. Atualmente estuda e pesquisa sobre culturas no Mediterrâneo.
Início: 17h30 - Término: 18h30
Local: O-120
Vagas: 30

PALESTRA: Caminhos do conhecimento: a transmissão de textos e técnicas do mundo árabe ao ocidente medieval
Palestrante: M.ª Raissa Rocha Bombini -Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre pelo mesmo programa. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2013). Realiza pesquisas junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência da PUC-SP (CESIMA). Participou do Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais da Universidade de São Paulo (LATHIMM-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval e História da Ciência. Atua principalmente nos seguintes temas: Manuscritos, ciência medieval, astronomia antiga e medieval, lapidários.
Início: 19h15 - Término: 22h15
Local: O-004
Vagas: 150

 
OFICINA: Artes marciais orientais: O kendo como expressão da cultura japonesa
Ministrante: M.e Andrei Sancassani
Graduado em Educação Física pela Unesp Bauru, Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologia e doutorando pela Unesp Rio Claro. Em lutas marciais é o 1º Dan em Kendo e o 3º Dan em Iaido.
Início: 16h30 - Término: 18h30
Local: O-112
Vagas: 40

MESA REDONDA: Influências orientais em Bauru e região
Palestrantes: 

• Dr. Roger Marcelo Martins Gomes - Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2018), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis (2005) e graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração Bauru. Atualmente é coordenador e professor do curso de Licenciatura em História na Universidade do Sagrado Coração em Bauru e professor no Ensino Médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos periódicos científicos, História da Psicanálise, História das Ciências e História da Educação. Desenvolve pesquisa sobre a imprensa durante as décadas de 60, 70 e 80 do Século XX. É membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH) e da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)
.
• Dra. Lourdes M. G. C. Feitosa - Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História e Cinema pela Unesp/Bauru. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal de São Paulo (Antiguidade e Modernidade), colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Laboratório de Arqueologia Pública e Centro do pensamento Antigo), professora/pesquisadora Adjunto II da Universidade do Sagrado Coração (USC); professora do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp/Araraquara e Coordenadora do curso de Especialização em História, Cultura e Poder da Universidade do Sagrado Coração. Líder do Grupo de Pesquisa "Gênero, sexualidade e sociedades" em parceria com Maria Ivone Marchi-Costa, e membro do Grupo "Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado", da Unifesp, ambos cadastrado no CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Associação nacional dos Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações de Gênero, cultura popular e leituras contemporâneas sobre a Antiguidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, amor e sexualidade, grafites, literatura, teoria da História e educação.
• M.ª Flavia Santos Arielo - Doutoranda em Ciência da Religião pela PUC - SP, desenvolve pesquisa sobre o conceito de beleza e estética na arte moderna e contemporânea e suas relações com o universo religioso. É mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, possuindo graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em História da Arte, também através da UEL. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cinema e Religião. Lecionou a disciplina da História da Arte para as graduações de Artes Visuais e Design na UNESP, campus de Bauru. Atualmente, leciona a disciplina de Ética e Cultura Religiosa, dentre outras, na Universidade do Sagrado Coração (USC). Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa NEMES - Núcleo de Estudos em Mística e Santidade, sob coordenação do Prof. Dr. Luiz Felipe Pondé.
• M.e Fábio Paride Pallotta - Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1989) e graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino (1982). É especialista em Educação Escolar pela FAAP-INTEGRALE(maio de 2003-abril de 2005) e mestre em História Cultural na UNESP/Assis (2005-2008). Foi presidente da Associação dos Amigos dos Museus de Bauru e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente. Foi membro do CODEPACBauru, orgão de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade de Bauru, Estado de São Paulo. É professor do curso de História da Universidade Sagrado Coração (USC), Bauru-SP. Estuda o Patrimônio Arqueológico Industrial na sua modalidade ferroviária, em especial o Patrimônio Ferroviário da cidade de Bauru - Estado de São Paulo.
Início: 19h15 - Término: 22h15
Local: Anfiteatro E-002
Vagas: 150


Investimento

EVENTO GRATUITO!

Mais detalhes

Realização
  • Centro de Ciências Humanas
  • Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
  • Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Contato

Dr. Roger Marcelo Martins Gomes
E-mail: roger.gomes@usc.br

Mais informações:

Coordenadoria Geral de Extensão
Fone: (14) 2107-7324 / 7398
Email: extensao@usc.br 



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/5-jornada-historia



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro