Facebook Pixel Fallback

1ª Jornada das ENGENHARIAS: Inovação e Tecnologia nas Engenharias




O evento

A Primeira Jornadas das ENGENHARIAS (VIII CIVIL, VII QUÍMICA, IX PRODUÇÃO, V ELÉTRICA, II MECÂNICA, IV AGRONÔMICA E AMBIENTAL) é um evento que tem por objetivo explorar o tema "Inovação e Tecnologia nas Engenharias", apresentando palestras, visitas técnicas e mini cursos para estudantes de engenharias e áreas afins, bem como profissionais que se interessam em se atualizar na sua carreira profissional.

Período

23 a 25/04/2019

* Data limite para inscrições: 17/04/2019


Programação

MINICURSO: LINKEDIN: GERANDO VALOR PARA SUA CARREIRA
Palestrante: M.e Patrick Pedreira Silva - Bacharel em Ciência da Computação com mestrado também na mesma área (Ufscar) (ênfase em Inteligência Artificial). É doutorando na USP com pesquisas voltadas para a aplicação de tecnologia na saúde. Atua há mais de 12 anos como professor (graduação e pós-graduação), pesquisador, orientador, editor de revista científica eletrônica e coordenador de cursos de graduação. É autor do projeto "Papo Carreira" (publicado no LinkedIn) que é um bate-papo com profissionais com dicas para quem está iniciando nas mais diversas áreas. Um amante da produção da conteúdos, escreve artigos com temáticas voltadas para educação, tecnologia, carreiras, etc, com mais de 140 textos publicados no seu perfil no LinkedIn. Também é cronista da revista eletrônica portuguesa "Watts on" e autor do livro "Carreira sem atalhos".
Início: 14h - término: 15h30
Local: Sala E-104
Vagas: 60


MINICURSO: AUTOCAD - TURMA 1
Palestrante: Guilherme Manrique Alves - Proprietário da empresa EngCAD em Bauru e Consultor Técnico da Autodesk tem experiência de 17 anos como instrutor de softwares como AutoCAD, Revit, Inventor e 3d Max.
Início: 14h - término: 18h
Local: Lab. Informática F-102
Vagas: 40


MINICURSO: OCTAVE: FERRAMENTA GRATUITA DE APOIO A ENGENHARIA - TURMA 1
Palestrante: M.e Saulo Silva Coelho - Possui graduação em Eng. de controle e automação (Mecatrônica) pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor da Universidade do sagrado coração - USC. Aluno especial no programa de Doutorado na UNESP de Bauru na linha de pesquisa robótica. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em robôs móveis.
Início: 14h - término: 18h
Local: Lab. Informática F-108
Vagas: 40


APRESENTAÇÕES ORAIS
Tema: Primateria

início: 19h - término: 19h15
Local: Quadra Poliesportiva "Ir. Elvira Milani"
Vagas: 800


PALESTRA: CULTURA DE INOVAÇÃO @ TV GLOBO
Palestrante: Richard Duchatsch Johansen - É Bauruense, graduado em Comunicação Digital e pós-graduado em Gestão de TI. Desenvolvedor Front-end desde 2006, Integrante do GT de Acessibilidade do W3C.br e Co-organizador de Eventos/Meetups como FEMUG-RJ, RIO.CSS e Frontinterior. Atualmente é Community Manager na TV Globo @ P&D, com a missão de promover a cultura de inovação através de eventos/iniciativas internas, e também, fazendo parte da comissão organizadora de eventos como: Meetups Globo e Hackathon Globo.
Início: 19h - término: 22h
Local: Quadra Poliesportiva "Ir. Elvira Milani"
Vagas: 800

VISITA TECNICA: AMBEV - TURMA 1
Início: 09h - término: 12h
Vagas: 29 


MINICURSO: REVIT: SOFTWARE BIM PARA ENGENHARIAS
Palestrante: Guilherme Manrique Alves - Proprietário da empresa EngCAD em Bauru e Consultor Técnico da Autodesk tem experiência de 17 anos como instrutor de softwares como AutoCAD, Revit, Inventor e 3d Max.
Início: 14h - término: 17h
Local: Lab. Informática F-102
Vagas: 40


MINICURSO: MACHINE LEARNING: APRENDIZADO DE MÁQUINAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Palestrante: M.ª Nádia Junqueira Martarelli Fróes - Possui curso técnico em Informática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2006), graduação em Engenharia de Produção Mecânica (2014) e mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) pela Universidade de São Paulo - USP (2016). Atualmente é doutoranda na Universidade de São Paulo - USP, vinculada ao programa de pós-graduação da Engenharia de Produção, professora substituta na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e professora efetiva na Universidade do Sagrado Coração - USC. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na graduação, onde cursou Engenharia Industrial por seis meses na Universidade do Minho, Portugal (2012). Tem experiência nos seguintes temas de pesquisa: Agrupamento de dados, Seleção de variáveis em aprendizado não supervisionado, Otimização, Meta-heurísticas Bioinspiradas.
Início: 14h - término: 18h
Local: E - 102
Vagas: 80


MINICURSO: OCTAVE: FERRAMENTA GRATUITA DE APOIO A ENGENHARIA - TURMA 2
Palestrante: M.e Saulo Silva Coelho - Possui graduação em Eng. de controle e automação (Mecatrônica) pela Universidade Paulista (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor da Universidade do sagrado coração - USC. Aluno especial no programa de Doutorado na UNESP de Bauru na linha de pesquisa robótica. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em robôs móveis.
Início: 14h - término: 18h
Local: Lab. Informática F-108
Vagas: 40


PALESTRA: ENGENHARIAS NA 4° REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Palestrantes:

M.e Robson Fernandes da Silva - Doutorando em Ciência da Computação e Matemática Computacional com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo - (USP). Mestre em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria com ênfase em Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo - (USP). Pós-Graduado em Arquitetura de Software Distribuído pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUC-MG), MBA em Engenharia de Software Orientado a Serviços pela (METROCAMP). Atualmente é Professor da Pós-Graduação de Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação da Universidade do Sagrado Coração (USC), Professor no MBA em Data Science & Machine Learning e na Graduação em Ciência da Computação da Universidade Paulista (UNIP), Professor convidado na Pós-Graduação em Big Data do (SENAC), Professor convidado na Pós-Graduação em Data Science com ênfase em Machine Learning (FIB). Cientista de Dados na Finch Soluções, onde participou de projetos de Data Science e Machine Learning para grandes instituições bancárias (Itaú, Bradesco, entre outras). Possui certificação em JavaScript Developer pelo W3C International. Autor do Livro Gestão da Tecnologia da Informação: Teoria e Prática (2016). Atua na área de Computação nos seguintes temas: Engenharia e Arquitetura de Software, Computação Distribuída, Ciência de Dados (Data Science), Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Mineração de Dados (Data Mining), Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing - NLP).

M.e Julio Henrique Lopes de Almeida - Mestre em Engenharia Eletrônica com enfâse em inteligência artificial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Atualmente trabalha como Cientista de Dados na Finch Soluções, a qual desenvolve projetos de Data Science e Machine Learning para grandes instituições bancárias, como por exemplo: Itaú, Bradesco, entre outras. Exerceu atividades como professor convidado na Pós-Graduação em Engenharia de Software na Universidade do Sagrado Coração (USC). Tem interesses na área de Computação nos seguintes temas: Engenharia e Arquitetura de Software, Computação Distribuída, Ciência de Dados (Data Science), Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Mineração de Dados (Data Mining), Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing - NLP), aplicação de Inteligência Artificial para o Monitoramento da Integridade Estrutural (Structural Health Monitoring - SHM) e detecção de anomalia em problemas de Engenharia.

Início: 19h - término: 22h
Local: Quadra Poliesportiva "Ir. Elvira Milani"
Vagas: 800

VISITA TÉCNICA: AMBEV - TURMA 2
Início:
09h - término: 12h
Vagas: 29


MINICURSO: AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Palestrante: 
• Derik Conte -
Possui formação em Técnico em Eletrônica pelo CTI Bauru, Engenharia Elétrica pela UNIP Bauru e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGP de Pederneiras, trabalha no Departamento de Automação & Robótica da MECTROL HIWIN.
• Anderson Alcassa - Cursando Engenharia de Produção pela USC, é responsável pelo Canal HIWIN Robotics Partners  da MECTROL HIWIN na América Latina, atendendo os seguintes países: Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai e México.
• Rivael dos Santos - Possui  formação em Administração de Empresas pela FGP, Mestre em Engenharia de Produção e Técnico em Química pela UNESP Bauru, e atualmente cursando Doutorado na UFSCAR, possui diversos cursos de Extensão dentre os quais: Lean Manufacturing, Six Sigma, Black Belt, Lead Auditor ISO, Master em Coaching e Master em PNL. Diretor da MPG CONSULTORIA, empresa que atua a 11 anos com consultorias em Planejamento Estratégico e Inovação em todo território nacional.
Início: 14h - término: 18h
Local: Anfiteatro E-001
Vagas: 196 


MINICURSO: AUTOCAD - TURMA 2
Palestrante: Guilherme Manrique Alves -
Proprietário da empresa EngCAD em Bauru e Consultor Técnico da Autodesk tem experiência de 17 anos como instrutor de softwares como AutoCAD, Revit, Inventor e 3d Max.
Início: 14h - término: 18h
Local: Lab. Informática F-102
Vagas: 40


PALESTRA: UTILIZAÇÃO DO DRONE: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA PARA ENGENHEIROS
Palestrante: Vinicius Ferrari -
Técnico em Informática e Formado em Engenharia de Controle e Automação. É Sócio Proprietário da XFLY Tecnologia, empresa que atua a mais de 6 anos na construção e operação de equipamentos para captação de imagens, controle de pragas agrícolas, inspeções industriais, entre outras.
Início: 19h - término: 22h
Local: Quadra Poliesportiva "Ir. Elvira Milani"
Vagas: 800

MAIS DETALHES

Realização
  • Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas
  • Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil,
  • Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia
  • Química

Investimento

Alunos USC / Palestras noturnas R$ 20,00
Alunos Externos / Palestras noturnas R$ 25,00
Profissionais / Palestras noturnas R$ 25,00
Egressos / Palestras noturnas R$ 20,00
Funcionários USC/ Palestras noturnas isento
Professores USC/ Palestras noturnas isento
Alunos USC / Minicurso R$ 10,00
Alunos Externos / Minicurso R$ 15,00
Profissionais / Minicurso R$ 15,00
Funcionários USC / Minicurso R$ 10,00
Professores da USC / Minicurso R$ 10,00
Egressos / Minicurso R$ 10,00
Público Externo / Minicurso R$ 15,00
Alunos USC / Visita Tecnica R$ 20,00
Alunos Externos / Visita Tecnica R$ 35,00
Profissionais / Visita Tecnica R$ 35,00
Funcionários USC / Visita Tecnica R$ 25,00
Professores da USC / Visita Tecnica isento
Egressos / Visita Tecnica R$ 25,00
Público Externo / Visita Tecnica R$ 35,00
Irmãs Apóstolas / Visita Tecnica R$ 25,00
Convidados / Visita Tecnica  R$ 25,00

APOIO

CONTATO

M.e Thiago Pignatti De Freitas
E-mail: thiago.freitas@usc.br
M.e Alexander Da Silva Maranho
E-mail: alexander.maranho@usc.br
Dr. Pedro Bento Da Silva
E-mail: pedro.silva@usc.br
M.ª Fabiana Costa Munhoz Ferraz
E-mail: fabiana.ferraz@usc.br
M.ª Raquel Teixeira Campos
E-mail: raquel.campos@usc.br
Dr. Gill Bukvic
E-mail: gill.bukvic@usc.br

Mais informações:
Coordenadoria Geral de Extensão
Telefone: (14) 2107-7324 / 7398



Link deste artigo: https://unisagrado.edu.br/1-jornada-engenharias



Madre Clélia
Cebas

O UNISAGRADO, pertencente ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), é certificado como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da educação.

© 2024 | UNISAGRADO. Todos os direitos reservados.

Site Seguro